Empresas da França, Alemanha e Itália virão ao PI para explorar gás - PORTAL DO ÁGUIA

NOTÍCIAS TEMPO REAL

Post Top Ad


12 fevereiro 2020

Empresas da França, Alemanha e Itália virão ao PI para explorar gás


Os governadores do Nordeste participaram, na tarde de terça-feira (11), da Assembleia Geral dos Governadores do Nordeste. No encontro foram debatidas questões relacionadas às agendas para atrair investimentos para os estados da região.

Para o governador Wellington Dias, o Consórcio Nordeste é uma instituição que tem colaborado para o desenvolvimento da região e no diálogo com investidores.

Segundo ele, os governadores acertaram uma agenda sobre exploração de gás no Nordeste e também uma data para recebermos empresas e representantes da França, Itália e Alemanha, países que visitamos recentemente.

A previsão é de que esse encontro ocorra no mês de abril, em Fortaleza (CE).

No início de março, Wellington Dias deve visitar Bruxelas, capital da Bélgica, onde irá se reunir com investidores da Comunidade Europeia, e também a Espanha, um dos principais investidores no Brasil e o maior investidor no Nordeste.

“A perspectiva para o Piauí é na área de energias renováveis”, adiantou o governador.

Rui Costa, o governador da Bahia e atual presidente do Consórcio do Nordeste, afirmou que o Nordeste está articulado e, em abril, vai receber empresários da Europa, que vão conhecer as potencialidades da região e as várias áreas para investimento, como infraestrutura, energia, saneamento. “São oportunidades bem objetivas como desdobramento da agenda que tivemos na Europa o ano passado”, disse Rui Costa.

Sobre a reunião do Fórum dos Governadores do Brasil, Rui Costa defende a discussão sobre forma tributária e diz ser necessário desonerar as cadeias produtivas e estimular a produção no Brasil. “Isso é consenso, a questão é saber como distribuir esse bolo tributário”, disse.

Rui Costa informou que no Brasil, 68% de todo imposto arrecada fica com o Governo Federal e quem fornece serviços de educação, água, saúde e estradas são os 27 estados e os mais de 5 mil municípios que ficam apenas com 32% do imposto arrecadado. Isso é injusto, pois todos os serviços usados pelo cidadão são fornecidos por estados e municípios”, diz.

A sede do Consórcio foi inaugurada na noite de terça-feira, em Brasília.

Sobre a sede do Consórcio Nordeste em Brasília, o governador da Bahia, Rui Costa, afirmou que o espaço vai reunir também estados do Norte e Centro-Oeste. “É um espaço onde faremos várias reuniões e a união das regiões vai facilitar a unificação de pautas e ações das três regiões que lutam para desenvolver, gerar renda e melhorar a vida da população”, falou Costa.

O governador Wellington Dias destacou o trabalho do secretário Rafael Fonteles e a aprovação das mudanças para as quatro PECs do Pacto Federativo, que tratam da votação do Fundeb, da sua renovação com participação maior da união. Outro ponto destacado por Wellington é a Lei Mansueto, que garante a desburocratização da parte de crédito da União para com os Estados e Municípios. Na reunião, foram tratados ainda pontos como o Plano Mais Brasil, onde foi apresentada uma definição de 70% dos royalties com participação da União. “Estamos chegando a um acordo e vamos ao Supremo Tribunal Federal (STF) com a regra de distribuição dos royalties destinadas a investimentos e a compensação do déficit da Previdência”, explicou Dias.
Fonte: Meio Norte

Pages