Hospital Universitário passará a receber pacientes com Covid-19 - PORTAL DO ÁGUIA

NOTÍCIAS TEMPO REAL


Post Top Ad


27 março 2020

Hospital Universitário passará a receber pacientes com Covid-19

Hospital universitário passará a receber pacientes com Covid-19
O governador Wellington Dias visitou, nesta sexta-feira (27), acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, o Hospital Universitário (HU), na Universidade Federal do Piauí (Ufpi), que, a partir de agora, passará a atender pacientes com Covid-19, bem como oferecer capacitação presencial e por meio de um projeto de telesaúde a fim de melhorar o atendimento a esses pacientes.

De acordo com o diretor do HU, João Miguel Parente, o hospital foi estruturado com mais leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender aos pacientes com a Covid-19. “O Hospital Universitário se estruturou para atendimento dos pacientes mais graves da Covid-19, então fizemos a modificação dos postos de internação, em que o posto 1 ficou com 21 leitos de enfermaria, para os pacientes que não precisam de ventilação mecânica, e nove novos leitos de UTI também no posto 1, para os pacientes que precisarão utilizar ventilação mecânica”, afirmou o gestor.

Toda a regulação dos pacientes será por meio da Fundação Municipal de Saúde, que é o gestor no município de Teresina. O diretor acrescentou ainda que, caso tenha necessidade, o hospital pode ampliar a quantidade de leitos. “Temos a possibilidade de ampliar mais 10 leitos de terapia intensiva, de acordo com a evolução da pandemia em Teresina e no estado do Piauí, ou seja, temos uma estrutura de pessoal, equipamentos de proteção individual, que está um pouco escasso, mas estamos tentando providenciar mais compras e também aquisições por doação, medicamentos e material hospitalar, de forma que a gente possa fazer o atendimento seguro para essas pessoas e esses doentes mais graves”, disse João Miguel.

O governador falou sobre a parceria e integração de trabalho com o município e governo federal no combate à Covid-19. “É uma parceria que permite a integração, o que é muito necessário, neste caso temos Município de Teresina, Governo do Estado e governo federal, por meio do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí. Estamos ganhando para o Piauí mais 19 leitos de UTI e mais leitos clínicos, e o melhor, uma equipe altamente preparada, com isso vamos garantindo cada vez mais alcançar uma meta de muito conforto no Piauí”, ressaltou Wellington.

O chefe do Executivo piauiense destacou também a importância da capacitação dos profissionais de saúde, que será promovida pela instituição. “Temos aqui as condições de ter qualificação da nossa rede, sala de estabilização, que é uma UTI semi-intensiva, garantia que profissionais em todas as áreas, por telemedicina, possam também oferecer uma primeira assistência na sua região. O Piauí é muito grande, são 1.500 km de uma ponta a outra, então é importante que a gente tenha essa alternativa de formação à distância e também a possibilidade de garantir por telemedicina atendimento em lugares mais longes. Portanto, esse caminho um momento grande na luta contra o coronavírus”, frisou Dias.

Capacitação

Segundo a gerente de ensino e pesquisa do HU, Marta Rosal, o hospital está preparado para receber os pacientes. “Temos no Hospital Universitário o laboratório de simulação realística, que nesse momento dessa epidemia, está funcionando exclusivamente com a finalidade de treinar e capacitar os profissionais de saúde no atendimento a esses pacientes de média e alta gravidade. Temos uma equipe de profissionais capacitados para realizar a assistência a esse paciente grave que chegar necessitando de intubação, de ventilação mecânica, de atendimento ágil, rápido e eficiente, com uma ação protegida”, pontuou a gerente.

Acerca do projeto de telesaúde, Marta Rosal explicou que, inicialmente, o treinamento será voltado para toda a equipe de saúde que atende no Hospital Universitário e depois para os demais profissionais. “O HU será uns hospitais envolvidos dentro da rede de assistência a esses pacientes, mas em seguida faremos esse treinamento para todos os profissionais de saúde de Teresina e até de outros municípios que desejarem vir ao hospital fazer essa capacitação. Esses treinamentos também serão gravados e levados, por meio do nosso Núcleo de Telesaúde para outros profissionais que não possam estar presencialmente fazendo o treinamento. 

Então, esses profissionais que ficam em outros municípios poderão aprender também com esse treinamento de forma virtual. É um projeto que está voltado, nesse momento, exclusivamente para o combate à epidemia do coronavírus”, acrescentou a gerente.O Núcleo de Telesaúde é coordenado por Victor Campelo, que destacou as estratégias adotadas com o auxílio da tecnologia para capacitar profissionais e orientar as pessoas quanto à doença. “O Núcleo de Telesaúde adotou várias estratégias para fazer o suporte da rede saúde no combate à pandemia do coronavírus, uma dela é por meio do site saúdigitaldepiaui.com.br, onde temos um direcionamento para cada tipo de ação. Nessa primeira ação, o Ministério da Saúde criou um chat box pelo WhatsApp, que tem uma inteligência artificial para filtrar as perguntas e já as responder, isso é uma parceria com o próprio WhatsApp e Facebook, no qual as pessoas poderão se informar. Além disso, temos uma plataforma para orientar os médicos da rede SUS, pois muitos deles vão se deparar com esses pacientes e alguns ainda não possuem essa capacitação para atendê-los, então, vamos trabalhar na capacitação de todos os profissionais da rede SUS. Teremos uma equipe de intensivistas de plantão, de 7h às 19h, para orientar os médicos a lidar com esses pacientes, desde a parte da notificação às primeiras condutas até a regulação para os hospitais”, destacou Campelo.
Fonte: CCOM

Pages