Aulas da UFPI terão início dia 10 de agosto de forma remota - PORTAL DO ÁGUIA

NOTÍCIAS TEMPO REAL


Post Top Ad


20 julho 2020

Aulas da UFPI terão início dia 10 de agosto de forma remota

Após uma longa discussão no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) aprovou o início das aulas, de forma remota (através da internet), para o dia 10 de agosto. O chamado “Período Letivo Especial 2020.3” foi tornado público através da Resolução Nº 048/2020, que estabelece uma série normativas. As coordenações de cada curso e as Chefias de Departamento terão a possibilidade de decidir quais as disciplinas a serem oferecidas, ou seja, essa escolha será facultada. Aos professores, também será facultada a possibilidade de ministrar as disciplinas, embora muitos docentes já estejam dispostos a retomar as atividades. As informações dão do portal Boletim do Sertão.

A Resolução Nº 048/2020 também estabelece que os alunos poderão escolher se cursam o “Período Letivo Especial 2020.3”, ou se esperam até o retorno das aulas presenciais. Com o avanço da pandemia do coronavírus e o crescimento do número de casos e óbitos, não há a mais remota perspectiva para o retorno das aulas presenciais.

O diretor da UFPI – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros de Picos, Prof. Dr. Gleison Monteiro, frisou que as aulas serão remotas emergenciais, e que isso não é o mesmo que Educação à Distância (EAD). “É um ensino remoto emergencial, não é EAD, porque não transformamos o ensino regular em ensino à distância, muito pelo contrário”, explicou.
Foto: Reprodução/Boletim do Sertão

O Art. 3° da resolução estabelece que as aulas remotas do período emergencial serão válidas para as disciplinas teóricas, ficando adiados os estágios e a parte prática dos diferentes cursos.

Quanto as matrículas dos discentes, estas se darão através de e-mail a ser encaminhado às coordenações dos cursos, entre o dia 01 e 08 de agosto. O “Período Especial 2020.3” terá um total de 45 dias letivos, conforme consta no Art. 7° da resolução.

Ajuda aos estudantes

Na tentativa de garantir que os estudantes tenham a cesso às aulas remotas, o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, baixou a portaria n° 03, de 15 de julho de 2020. Ela estabelece o Auxílio Inclusão Digital – AID, para os alunos que comprovarem a sua vulnerabilidade socioeconômica.

No Art. 1° consta que os alunos devem estar “cadastrados no Sistema Integrado de Assistência Estudantil-SINAE da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários – PRAEC, visando dar condições de cumprimento de componentes curriculares ofertados no período especial 2020.3, no formato remoto”.

O auxílio será de três parcelas mensais de R$ 130,00 a serem creditados na conta corrente do estudante.


Saiba como ter acesso ao auxílio através do link abaixo:




Fonte: 180graus

PORTAL DO ÁGUIA

Pages