Taxa de transmissão da Covid-19 despenca para 0,87 no Piauí - PORTAL DO ÁGUIA

NOTÍCIAS TEMPO REAL


Post Top Ad


02 julho 2020

Taxa de transmissão da Covid-19 despenca para 0,87 no Piauí


Governador apresenta dados da nova pesquisa sorológica O governador Wellington Dias (PT) apresentou, em entrevista coletiva online às 12h desta quinta-feira (02), os dados da nova rodada de pesquisa sorológica da Covid-19 no Piauí. A pesquisa apontou que a taxa de transmissibilidade no Piauí ficou abaixo de 1, alcançando portanto, o índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Na pesquisa anterior, o índice era de 1.8 e agora caiu para 0,87.

De acordo com a biomédica Ester Miranda, da Secretaria de Estado da Saúde, "antes 100 pessoas transmitiam a doença para 180 pessoas. Agora, 100 pessoas infectadas transmitem para 87 pessoas”.

A redução da taxa ocorreu no período de 10 dias e a estimativa é que 15% da população piauiense já foi exposta ao coronavírus, havendo assim uma diminuição da populção que está susceptível a se infectar.

Os dados avaliam a evolução da doença e servem como base para a tomada de decisões no combate da doença e também na estratégia de retomada das atividades econômicas. Com a taxa de transmissão abaixo de 1, fica mais tranquila a reabertura gradual do comércio. O retorno gradual das atividades econômicas estão previstas para ocorrer na próxima segunda-feira (09). Nesta primeira etapa de flexibilização, apenas os setores da construção civil, saúde e concessionária de veículos automotivos serão autorizados a retornar.

A pesquisa ocorreu entre os dias 27 e 30 de junho em 11 municípios do Piauí e foi realizado 4.014 testes. O levantamento estima-se que 12,33% da população piauiense já foi infectada pelo novo coronavírus, o que representa 416.696 pessoas.

Fonte:Piauí hoje

Pages