Sesapi autoriza retomada das cirurgias eletivas no estado do Piauí - PORTAL DO ÁGUIA

NOTÍCIAS TEMPO REAL


Post Top Ad


07 julho 2021

Sesapi autoriza retomada das cirurgias eletivas no estado do Piauí

Procedimentos estavam suspensos por conta da pandemia e, com a redução da taxa de ocupação das unidades de saúde, voltam a ser executados

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, (Sesapi) está autorizando a retomada das cirurgias eletivas para redução da fila de espera no Piauí. Os procedimentos precisaram ser suspensos por conta da pandemia da Covid-19. O decreto que estabelecia a suspensão de cirurgias eletivas no Estado devido ao avanço da covid-19 está sendo suspenso.

Entre os fatores levados em consideração para a retomada dos procedimentos eletivos, estão a redução na taxa de ocupação dos leitos de internação de pacientes em tratamento do coronavírus e a redução do número de óbitos pela doença. Segundo informações do Consórcio Nacional de Imprensa, a queda nas mortes por Covid nas últimas duas semanas foi de 54%.

Segundo o Superintendente de Organização do Sistema de Saúde da Sesapi, Jefferson Campelo cada município tem autonomia para planejar e executar o retorno das cirurgias eletivas de acordo com suas demandas. “Essa retomada será descentralizada, acontecendo na capital e nas unidades de saúde do interior do Estado que tenham capacidade de abrigar essas cirurgias”, diz.

O Secretário de Saúde, Florentino Neto enfatiza que as cirurgias de urgência não deixaram de ser realizadas mesmo durante a pandemia. “Vamos reorganizar essa rede de cirurgias levando em consideração a situação de cada região em relação à pandemia. Temos um grande número de pacientes esperando pelos procedimentos, mas vamos vencer essa fila o mais rápido possível” afirma o gestor.

Florentino Neto lembra que as cirurgias laparoscópicas já estão sendo realizadas no Piauí desde o dia 2 de julho, quando foi lançado o Marco Regulatório da Laparoscopia. “Estamos usando essa técnica minimamente invasiva para salvar vidas e também reduzir as filas por cirurgias no Estado, mas temos que lembrar que a pandemia ainda não acabou. É preciso manter os cuidados para não elevar os números da doença”, diz.

ASCOM/SESAPI

Nenhum comentário:

Pages