CHAVAL: PROCAP DENUNCIA PREFEITO SEBASTIÃO AO TJCE - PORTAL DO ÁGUIA

NOTÍCIAS TEMPO REAL


Post Top Ad


23 agosto 2021

CHAVAL: PROCAP DENUNCIA PREFEITO SEBASTIÃO AO TJCE

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio da Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), denunciou o prefeito de Chaval, Sebastião Sotero Veras, ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), por descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Consta na denúncia que Sebastião Sotero Veras, eleito para o cargo de prefeito de Chaval pelo quadriênio 2017-2020 e reeleito no pleito seguinte, descumpriu, de forma reiterada e intencional, o limite de despesa com pessoal durante seis quadrimestres entre os anos de 2017 e 2018.

Apesar de a LRF estipular que o máximo admitido com despesas de pessoal no âmbito do Poder Executivo Municipal é de 54% da receita corrente líquida, fixando prazo para retorno aos patamares devidos, as despesas com pessoal da Prefeitura de Chaval atingiram o percentual de 71,45% da receita corrente líquida, no terceiro quadrimestre de 2017.

Vale ressaltar que, a cada quadrimestre, o denunciado foi alertado pelo Tribunal de Contas do Estado sobre a necessidade de corrigir as anomalias registradas nos Relatórios de Acompanhamento Gerencial, notadamente sobre o excesso dos gastos com pessoal face à receita corrente líquida do Município. Além de ultrapassar o gasto com pessoal estabelecido pela legislação, o prefeito também elevou as despesas com a contratação de servidores mediante criação e provimento de cargos e concessão de gratificações, num contexto em que a Promotoria de Justiça de Chaval já havia requerido que o gestor se manifestasse quanto a essas irregularidades. Ademais, não fora a atuação do MPCE, teriam sido aprovados projetos de lei que dispunham sobre a doação de valores para uma rádio e a contratação de servidores temporários.

Sebastião, que é aliado do deputado Romeu Arruda, foi indiciado recentemente pelo crime de lesão corporal grave contra um jovem de 22 anos. Mesmo acumulando essas e outras denúncias, o Prefeito Sebastião segue à frente da presidência do Consórcio de Saúde de Camocim, composto pelos municípios de Camocim, Chaval, Barroquinha, Granja e Martinópole.


Por Tadeu Nogueira
Blog Camocim online

Nenhum comentário:

Pages