Posseira que acusa funcionários de mineradora de agressão reside no município de Parnaíba - PORTAL DO ÁGUIA

NOTÍCIAS TEMPO REAL

Post Top Ad


14 agosto 2022

Posseira que acusa funcionários de mineradora de agressão reside no município de Parnaíba

Neste sábado (13/08), a reportagem do Portal do Rurik foi atrás da verdade e dos fatos que repercutiram durante o mês de julho envolvendo a mineradora ICARAÍ a posseira identificada como Lúcia Maria de Fátima do Nascimento. A princípio, ela alegava residir no povoado Cadoz (Recreio), zona rural de Buriti dos Lopes, porém a mesma é casada e reside há 15 anos no povoado Rancharia, zona rural de Parnaíba.

Localidade Rancharia, zona rural de Parnaíba 

A nossa reportagem viajou quase 40km para encontrar a dona Lúcia e tentar esclarecer a polêmica envolvendo a posseira e a mineradora. No entanto, quando nós chegamos na casa da dona Lúcia, fomos recebidos por dona Maria de Lurdes (sogra de Lucia) que quando questionada, confirmou que a nora, havia ido para o povoado Cadoz (Recreio) e que a mesma residia na casa dela, no referido povoado Rancharia há vários anos. 

ASSISTA VÍDEO:


Após uma longa espera, a reportagem conversou com o marido da dona Lúcia, o senhor Francisco Mário. Ao ser questionado, o esposo respondeu que era casado e residia com Lúcia, há 15 anos no povoado Rancharia. “Ela foi para localidade Recreio, para vigiar o terreno que é dos filhos dala... e é melhor o senhor ir embora que ela vai custar chegar aqui em casa e não vai falar com o senhor”, disse o esposo. 

ESCUTE O AÚDIO: 

A reportagem também foi até a localidade Recreio para apurar os fatos e tentar encontrar com dona Lúcia, já que a mesma estaria lá. Nós fomos ao local do episódio, o terreno em questão, encontramos uma cena de abandono, não havia ninguém no local. Os vizinhos disseram que dona Lucia não frequentava a localidade há tempo, mas que nos últimos meses só aparece no período da manhã e depois vai embora ao meio dia para o povoado Rancharia.   

Vale lembrar que a propriedade em questão pertence ao DENOCS e costas nos autos que através de comodato verbal realizado há 12 anos, autorizou a Construtora Jurema a realizar suas instalações em uma área de terra. Ocorre que a Construtora cedeu o comodato a uma empresa que repassou para Mineradora ICARAÍ. 

Nós procuramos a Mineradora IRACAÍ para falar sobre o caso. Em nota o setor jurídico respondeu: 

A Mineradora Icaraí reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do Piauí e, em especial, da comunidade Recreio/Cadoz, no município de Buriti dos Lopes-PI.

Em relação a solicitação de informações requeridas pelo Portal Rurik, esclarecemos que a mais de 30 anos a área em questão é objeto de exploração mineral realizada por sucessivas empresas; e que a Mineradora Icaraí desde 2017 desenvolve suas atividades sem qualquer espécie de oposição.

Informa ainda que no ano 2019 iniciou junto ao DNOCS procedimento de aquisição da referida área, processo que se encontra em fase de finalização e já tendo ocorrido manifestação favorável de órgãos técnicos, vistorias na região e demais atos necessários para concretização do ato.

Contudo, nos últimos meses, após ser tornado público a aquisição da área pela Mineradora Icaraí, a referida senhora que faz alusão a matéria, tem praticado atos na busca da caraterização de uma posse que a mesma não detém, inclusive já sendo objeto de decisão judicial que expõe a míngua de provas mínimas que demonstrassem ser a mesma possuidora da área.

Por fim, informamos que a Mineradora Icaraí jamais agiu de forma à prejudicar quem legitimamente detém posse na região, sobretudo, por compreender que a mesma faz parte da comunidade, emprega grande número de moradores da localidade Recreio/Cadoz e que somente o crescimento coletivo e harmônico é capaz de gerar o verdadeiro desenvolvimento!

REVEJA MATÉRIA RELACIONADA AO CASO CLICANDO AQUI

Por Rurik Araújo (Portal do Rurik)          

Nenhum comentário:

Pages