Piauí vai sair da lista negra do CAUC - PORTAL DO ÁGUIA

NOTÍCIAS TEMPO REAL


Post Top Ad


31 janeiro 2015

Piauí vai sair da lista negra do CAUC

Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Piauí
Seguindo decisões semelhantes, já adotadas pelos Tribunais de Contas do Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo -, os conselheiros do TCE do Piauí aprovaram ontem (29), por unanimidade, que os gastos do Governo do Estado com inativos e pensionistas não entram na conta de despesa com pessoal, para efeito do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O Estado repassa em média R$ 50 milhões por mês para cobrir os gastos do Iapep com o pagamento desses benefícios, o que contribuiu para extrapolar o limite de 49% das receitas com pagamento de pessoal, imposto pela LRF aos gestores públicos.

A decisão do TCE-PI foi provocada por consulta encaminhada na segunda-feira (26) pelo governador Wellington Dias. O valor desses gastos passa a ser contabilizado como aporte para o fundo previdenciário.

“Estou feliz que o Tribunal de Contas tenha adotado o mesmo entendimento de outras cortes, como Rio Grande do Sul e Paraná e, além de tudo, tenha votado compreendendo a importância disso para o Piauí, o que vai permitir, já a partir da próxima semana, circular na economia do Estado cerca de R$ 2 bilhões que desde 2013 estavam impedidos de serem utilizados para as obras, programas, enfim. Além disso, o Piauí volta a ter as condições de contratos de empréstimos e novos convênios”, comemorou o governador Wellington Dias.

“Considerando o que já havia de entendimentos em outros Estados a exemplo de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná de que as despesas com aposentados e pensionistas é uma gasto além do patronal. A retirada desse volume financeiro nos dá uma redução significativa que vai poder juntamente com as outras ações e destravar a economia do Estado. Rever essa interpretação usou do bom senso e da justiça, pois o Piauí estava sendo penalizado”, avaliou o secretário de Administração, Francisco José Alves da Silva, o Franzé.

O secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles, também presente à sessão do TCE-PI, explicou que a decisão dos conselheiros foi o último empecilho vencido pelo Piauí para sair da situação de inadimplência junto ao CAUC (Cadastro Único de Convênios). O Estado estava impedido desde o ano passado, de receber transferências de recursos e celebrar novos convênios com a União enquanto estivesse inadimplente.
 


Fonte: Paulo Pincel  

PORTAL DO ÁGUIA

Pages