Na recente reformulação do Blog, tivemos
conhecimento de um dado, no mínimo, surpreendente: Nada menos que 52%
dos nossos leitores disseram ter o costume de acessar nossas matérias
pelo smartphone. Mas de maneira geral, o fato já não surpreende tanto
assim.
De acordo com a pesquisa Mobile Report,
da Nielsen Ibope, o total de pessoas que utilizam a internet por meio de
um smartphone chegou a 68,4 milhões no primeiro trimestre de 2015. O
número representa um crescimento de cerca de 10 milhões sobre os 58,6
milhões do trimestre anterior.
Entre os dois trimestres, o maior
crescimento ocorreu entre as pessoas de menor renda. No quarto trimestre
de 2014, as classes C, D e E, juntas, representavam 36%. No trimestre
seguinte, passaram a representar 38%, ou um ganho de 2 pontos
percentuais. Ainda assim, a posse de smartphone conectado à internet
continua bastante concentrada nas classes A e B, que somam 62% do total.
A pesquisa também registrou aumento do
uso do smartphone online entre as pessoas de mais idade. Nas faixas
etárias a partir de 35 anos, o crescimento médio no trimestre foi de
20%, enquanto entre adolescentes ficou em 9%. E também foi a primeira
vez que a pesquisa registrou uma maioria feminina entre os usuários de
internet pelo smartphone, com participação de 51%.
Sudeste
A região Sudeste é o maior mercado de
smartphones conectados, com 47% do total. Mais da metade dos smartphones
do Sudeste estão no estado de São Paulo, que tem 26% do total do
Brasil. A segunda maior região é o Nordeste, com 23%.
As redes sociais e comunicadores de
mensagens, e-mail, vídeos, notícias, música e portais são os conteúdos e
serviços mais utilizados pelos brasileiros na internet do smartphone.
Dos 20 aplicativos mais utilizados no Brasil, sete são redes sociais ou
comunicadores, quatro são bancos, três são plataformas de e-mail, dois
são para vídeos e os outros são um game, uma loja de aplicativos, um
navegador e um serviço de mapa e GPS.
Os aplicativos ainda não são uma forma
usual para ler notícias pelo smartphone. Em abril, 40% dos usuários de
internet pelo smartphone disseram que consumiram notícias pelo aparelho.
Desses, 68% disseram que abriram o navegador de internet do smartphone
para se informar, 42% afirmaram ter lido notícias a partir de
compartilhamentos em rede social e 30%, por compartilhamento em um
aplicativo de comunicação de troca de mensagens.
Notícias
A pesquisa também questionou quanto às
pessoas estão dispostas a pagar para ler notícias no aparelho. Do total
de leitores de notícias, 4% disseram que já pagam para ler conteúdo
jornalístico no tablet ou no smartphone e 10% responderam que estão
dispostos a pagar. “As regiões mais ricas e que têm população com
maior escolaridade apresentaram maior quantidade de pessoas dispostas a
pagar para ler notícias“, informou o analista de mídia da Nielsen Ibope, José Calazans.
E, ainda, a pesquisa indicou que 34%
abrem o smartphone para ler notícias mais de três vezes por dia e que
37% ficam mais de 10 minutos a cada vez lendo notícias. Porém, a maioria
prefere textos curtos e resumidos, ou mesmo vídeos, em vez de ler
notícias longas pelo smartphone. Outra informação que chamou a atenção
foi que ‘antes de dormir’ apareceu na pesquisa como um dos momentos mais
citados pelos usuários para ler notícias no aparelho.
A pesquisa foi realizada pela internet com 908 usuários de smartphones de todo o Brasil entre 26 de abril e 5 de maio de 2015.