Saúde confirma surto de catapora com 257 casos neste ano - PORTAL DO ÁGUIA

NOTÍCIAS TEMPO REAL


Post Top Ad


08 junho 2017

Saúde confirma surto de catapora com 257 casos neste ano


A Secretaria Estadual de Saúde confirmou, na tarde desta quarta-feira, surto de catapora (varicela) no Piauí, com 256 casos. No ano passado, os casos da doença já tinham sido 1.443. A Secretaria Estadual de Saúde informou que foram notificados quatro casos de sarampo. A coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), Amélia Costa, afirma que os quatro casos de suspeita de sarampo aguardam resultados laboratoriais para a confirmação ou não, mas foram investigados e descartados pelos aspectos simples.
Em 2016 foram notificados cinco casos suspeitos de sarampo, mas todos foram descartados. Amélia Costa informou que em relação ao sarampo, o Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença, no dia 27 de abril. Amélia Costa afirmou que o aumento dos casos de catapora está relacionado com as chuvas e variação de temperatura. “É uma doença sazonal. O aumento dos casos está relacionado com as chuvas e a variação da temperatura nessa época do ano”, falou Amélia Costa.

A varicela é uma doença infecciosa altamente contagiosa causada por um vírus (herpesvirus varicellae ou V.Z.). Esta doença afeta principalmente crianças menores de 10 anos. A transmissão da varicela pode ocorrer através de gotículas de uma pessoa para outra por espirros, tosse ou ao compartilhar alimentos ou objetos. Os primeiros sintomas da varicela (catapora) são : dor de cabeça, febre leve ou erupção cutânea. Com o tempo, os sintomas passam a ser característicos de infecção, com o aparecimento dos sinais cutâneos e, em particular, os famosos botões (lesões) da catapora. Estes botões então se transformam em bolhas cheias de líquido e secam, formando crostas.

A varicela pode levar a complicações graves, especialmente em adultos devido ao risco pulmonar, cérebral (encefalite) ou na pele. As crianças também podem sofrer dessas complicações, mas nelas são muito mais raras. A catapora em uma mulher grávida pode levar a malformação fetal. O tratamento da varicela é sintomático, principalmente com o uso de cremes ou loções que secam, desinfectam e aliviam as lesões da varicela. Você também pode usar anti-histamínicos contra a coceira e paracetamol contra dor e febre.

A varicela é uma doença infecciosa muito freqüente, que se traduz na sua fase mais aguda, por pequenas vesículas (contendo líquido) ou por pequenas pápulas distribuídas pelo corpo todo, com muita coceira. A varicela é frequentemente acompanhada por uma febre leve.

A varicela é mais freqüente em crianças (principalmente em crianças com menos de 10 anos), mas pode também atingir adolescentes ou adultos.

Nas crianças, a varicela é benigna em quase todos os casos (exceto em crianças imunodeprimidas ou recém-nascidos). No máximo ela pode deixar algumas «charmosas» eternas cicatrizes. A varicela é muito contagiosa e é transmitida entre as crianças através de minúsculas gotículas de saliva, em espirros, por exemplo, ou até durante a fala.

Fonte:MN

PORTAL DO ÁGUIA

Pages