PI tem 7,6 mortes por suicídio a cada 100 mil habitantes - PORTAL DO ÁGUIA

NOTÍCIAS TEMPO REAL


Post Top Ad


25 agosto 2017

PI tem 7,6 mortes por suicídio a cada 100 mil habitantes

Aconteceu na manhã de ontem quinta-feira (24/08), o lançamento do Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio. O lançamento foi realizado no auditório da Associação Piauiense de Municípios. Junto dele ocorre, nos dias 24 e 25, o seminário Estadual de prevenção e posvenção ao suicídio. No lançamento estavam presente autoridades como o Governador Wellington Dias, o Secretário de Saúde Florentino Neto e o Secretário de Assistência Social José Santana.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a cada 40 segundos ocorre um suicídio. Em 2016 foram registrados 152 vítimas de suicídio no estado do Piauí, esses números representam 7,6 mortes por esse problema a cada 100 mil habitantes. Esse índice supera a média nacional e da região Nordeste, caracterizando o suicídio como um grave problema de saúde pública.
 (Crédito: Ana Claudia Santos)
O lançamento do Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio vem na tentativa de retirar o Piauí do primeiro lugar desse ranking de suicídio estabelecendo uma política pública de combate a esse problema. O plano define estratégias de combate e prevenção ao suicídio, integrando diversas entidades para que cada uma delas execute o seu papel da forma mais eficaz.

O Defensor Público Igo Sampaio, que estava presente durante o lançamento do plano, fala que a Defensoria Pública do estado do Piauí entende a necessidade de debater o tema e que sua atuação trabalhará para otimizar a política pública para que ela seja mais efetiva e cumpra o planejado. “Fazemos parte do grupo de trabalho, dessa forma a instituição atuará para melhorar e otimizar a politica pública de maneira técnica e jurídica, além de servir como divulgador de uma política de promoção a vidas e combate ao suicídio” explica o Defensor.

Igo Sampaio completa dizendo que será criado, ainda nesse semestre, um grupo de trabalho interno para discutir esse problema na Defensoria Pública.
 (Crédito: Ana Claudia Santos)
Para o Governador Wellington Dias, o suicídio é um problema presente em todos os países do mundo e a melhor solução para combatê-lo é ter a possibilidade de fazer uma prevenção contra essa doença. O governador ainda fala que é importante agir em conjunto para que o plano tenha sucesso, “Primeiro queremos um plano para que todas as entidades atuem em conjunto de forma efetiva para a prevenção ao suicídio. Manter os 224 municípios de maneira integrada é a melhor opção para otimizar o combate contra esse problema de saúde pública” explica o governador.

O Secretário de Saúde, Florentino Neto, diz que acredita na união de toda a sociedade como forma de obter sucesso na prevenção e posvenção do suicídio. “É importante envolver profissionais das políticas públicas de saúde, mas ainda mais envolver a sociedade civil como um todo. O índice de suicídios no Piauí esta superior ao índice brasileiro e do Nordeste, o que é algo alarmante. Se a sociedade se conscientizar, a recompensa por esse trabalho será muito maior”, completa o secretário Florentino Neto.

Jovens são o grupo que mais sofre com o suicídio

Segundo dados, a faixa etária de 19 aos 25 anos é a que mais registra casos de suicídio. As diversas situações sociais às quais os jovens presenciam hoje os afetam de maneiras muito variadas, em alguns quase não é possível perceber impactos, em outros o problema pode repercutir de maneira bem séria, gerando uma depressão ou até mesmo o suicídio.

Para o Secretário de Saúde Florentino Neto, combater esse problema nesse grupo é essencial para livrar a sociedade desse mal. “É importante trabalhar no ambiente educacional como escola e instituições de ensino superior para enfrentarmos de frente os problemas que atingem os jovens, já que eles são tidos como o grupo de maior incidência desse problema” explica o secretário.

Seminário de Prevenção e Posvenção ao Suicídio

O plano de prevenção ao suicídio foi lançado no início do Seminário Estadual de Prevenção e Posvenção ao Suicídio. No seminário serão realizadas palestras que debatem várias temáticas como valorização da vida, prevenção ao suicídio, suicídio das comunidades LGBT e negra, dentre outras.
 (Crédito: Ana Claudia Santos)
Para Kesia Mesquita, Diretora do Centro Débora Mesquita, que atua no combate e prevenção ao suicídio, o evento tem bastante importância. “Eventos como o Seminário trazem os dados reais, ou seja, informação para os gestores e para vários profissionais sobre a realidade do tema, possibilitando assim um debate sobre o tema” explica Kesia.

“A partir do momento que se estabelece um plano de combate a esse problema de saúde pública é possível dá um passo inicial nessa luta, pois assim os setores começam a ter capacidade de lidar com o suicídio. É preciso ter uma atenção especial as demandas da saúde mental, além de investimento na educação, prevenção e posvenção para diminuir os altos indices que hoje temos” completa Kesia Mesquita.

Fonte:Jornal Meio Norte

PORTAL DO ÁGUIA

Pages