Cerca de mil pessoas serão atendidas pelo Passo à Frente em Parnaíba - PORTAL DO ÁGUIA

NOTÍCIAS TEMPO REAL


Post Top Ad


13 setembro 2017

Cerca de mil pessoas serão atendidas pelo Passo à Frente em Parnaíba


Começou neste último (12/09) o atendimento do Programa Passo à Frente em Parnaíba. Nesta etapa, a previsão é que sejam realizadas medições das peças ortopédicas em cerca de mil pessoas com deficiência dos municípios de Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande.
O casal Francisco Alves e Gracilene trouxe o pequeno Cauã, de 5 anos, ao Passo à Frente em Parnaíba. Com paralisia cerebral, o menino vai ter acesso aos equipamentos ortopédicos, como cadeira de rodas especial e de banho, muletas e órteses pela primeira vez. "Tudo é muito caro. Nós não temos condições de comprar a cadeira de rodas. O programa ter vindo aqui melhora demais pra nós e pro nosso filho", conta Francisco.
Cauã foi atendido na Clínica de Fisioterapia da Universidade Federal do Piauí. Além das peças para ele, mais de mil equipamentos devem ser solicitados até o final do atendimento na próxima quinta, dia 14. Entre os equipamentos estão cadeiras de rodas e banho, coletes, botas, palmilhas e avaliações para uso de muletas, bengalas, andadores, sapatos para pé diabético e congênito, além de fabricação de órteses e próteses.
Para realizar as medições, o secretário Florentino Neto explica que “é disponibilizada uma carreta equipada com maquinário, onde uma equipe multiprofissional, com terapeuta ocupacional, dois sapateiros, um projetista e um técnico em ortopedia, faz o atendimento”. O secretário informa ainda o atendimento vai ocorrer das 8h às 17h, no Centro de Fisioterapia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus de Parnaíba.
No Piauí, o Programa Passo à Frente já beneficiou mais de 3.500 pessoas. “Toda a equipe da Secretaria de Estado da Saúde busca atender as pessoas que precisam de órteses e próteses, evitando também o deslocamento de centenas de pacientes para Teresina”, afirma Florentino Neto.

ascom

PORTAL DO ÁGUIA

Pages