Lava Jato faz operação de busca e apreensão no gabinete e escritórios de Ciro Nogueira - PORTAL DO ÁGUIA

NOTÍCIAS TEMPO REAL


Post Top Ad


24 abril 2018

Lava Jato faz operação de busca e apreensão no gabinete e escritórios de Ciro Nogueira

Senador Ciro Nogueira (PP-PI)

A defesa do presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), divulgou uma nota informando que está acompanhando os mandados de busca e apreensão que estão sendo realizados na casa e no gabinete do parlamentar nesta terça-feira (24). O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro,o Kakay, confirmou que Ciro Nogueira está no exterior e que não sabe sua localização exata.

O advogado disse ainda que não conseguiu contato com o senador. "Desconhece a defesa, até opresente momento, as razões da determinação judicial do Ministro (Edson) Fachin (do SupremoTribunal Federal). É certo que o senador sempre se colocou à disposição do Poder Judiciário,prestando depoimentos sempre que necessário e, inclusive, já foi alvo de busca e apreensão.Continuará a agir o senador como o principal interessado no esclarecimento dos fatos", diz a nota divulgada por Kakay.

A nota diz ainda que a defesa aguarda contato com o senador "para poder ter o necessárioinstrumento de poderes que dará direito ao acesso aos fundamentos da medida de busca eapreensão".

Matéria original às 8h

A Polícia Federal (PF) cumpre mandados de busca e apreensão no gabinete do senador CiroNogueira, presidente nacional do Progressistas, e no apartamento funcional e no gabinete dodeputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE), em Brasília na manhã desta terça-feira (24). Osmandados foram assinados pelo ministro Edson Fachin, relator dos processos da Lava Jato noSupremo Tribunal Federal (STF), que investiga a tentativa de obstrução de Justiça.

A operação, que é acompanhada pela Procuradoria Geral da República, também cumpre ummandado de prisão contra o ex-deputado Márcio Junqueira, de Roraima.

Eduardo da Fonte é investigado por suposta prática de associação criminosa (artigo 2.º da Lei12.850/2013), junto com outros os parlamentares do PP: Aguinaldo Ribeiro, Arthur Lira, Beneditode Lira, Ciro Nogueira, José Otávio Germano, Luiz Fernando Faria e Nelson Meurer.

A denúncia do Ministério Público Federal, feita em setembro de 2017, acusa os parlamentares deintegrar o núcleo político de uma organização criminosa voltada ao cometimento de delitos contraa Câmara dos Deputados, entre outros, visando "a arrecadação de propina por meio da utilizaçãode diversos órgãos públicos da administração pública direta e indireta".

O ministro Edson Fachin mandou arquivar uma investigação contra deputados do PP na últimaquinta-feira (19) — parte de um inquérito que investigava um repasse de R$ 2,7 milhões a seisdeputados do partido. A suspeita de realização de um contrato fictício em 2011, porém, foimantida sob apuração. Eduardo da Fonte e o líder do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) continuam a ser investigados nesse caso, ao lado do senador Ciro Nogueira e do deputadoArthur Lira (AL). 

Europa 

O senador Ciro Nogueira estava em Portugal, comemorando o aniversário da esposa, deputada federal Iracema Portela (PP-PI), no domingo (22). A assessoria do senador avisou que Ciro Nogueira deve se manifestar em breve sobre a decisão de Fachin.

Fonte: G1

PORTAL DO ÁGUIA

Pages