Mais de 35 crianças sofrem intoxicação após tomar medicação para verme - Portal do Águia - Portal de Noticias do Piauí

NOTÍCIAS

5 de abril de 2018

Mais de 35 crianças sofrem intoxicação após tomar medicação para verme

Lote da medicação
Mais de 35 estudantes da Escola Municipal Justina Freita de Souza, situada na zona rural do município de Corrente, deram entrada no hospital nessa quarta-feira (4/04) após reação alérgica ao medicamento Albendazol.
Segundo a professora Iracema Souza e Silva, os alunos receberam a medicação em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que fica ao lado da escola, durante a campanha de combate ao tracoma, verminose e hanseníase. Poucos minutos após a ministração do medicamento, os alunos apresentaram uma reação alérgica e foram levados ao hospital.

"Todos os anos essa campanha é realizada, por isso não me preocupei que algo pudesse acontecer. Levei os 10 primeiros estudantes, depois levei as outras turmas [...] quando um estudante que foi na primeira começou a uma reação alérgica e pediu para passar álcool. Nem desconfiei que pudesse ser por causa do remédio”, explica a professora.

A professora diz ainda que quando voltou para a escola se deparou com todas as crianças, que tomaram a medicação primeiro, estavam com forte coceira. A escola fica a 20 km do Centro de Corrente e todos os alunos que apresentaram a reação foram levados para o Hospital Regional de Corrente.
Segundo a equipe de enfermagem do hospital, as crianças chegaram com coceira por todo o corpo, alterações na pele, fortes dores de cabeça, tontura, pressão alta e dores no corpo, principalmente no abdômen. A equipe médica prestou o atendimento necessário às crianças.

Por volta das 21h30, ainda havia crianças em observação. Todas chegaram a receber alta, mas algumas retornaram ao hospital com novas reações, principalmente fortes dores de cabeça.

Sobre as possíveis causas da reação alérgica à medicação, a diretora da escola informa que um dos médicos que atendeu as crianças analisou a embalagem do medicamento e informou que ele não estava vencido. "Ele disse que pode ser em decorrência do mal armazenamento do remédio. A secretária de Saúde veio pessoalmente no hospital e já está em posse do remédio ministrado, que será encaminhado para análise amanhã", disse a diretora.

A diretora do hospital, Lindaura Perpétua Cavalcanti, esteve pessoalmente acompanhando a situação das crianças internadas. "Faremos uma notificação formal à ANVISA informando sobre o ocorrido", informou.

Fonte: Com informações do Portal Corrente