O Governo do Piauí informa que está intensificando as ações para evitar maiores danos com enchentes, inundações e possibilidades de rompimentos em barragens e sangramentos em açudes no estado.
Segundo o informe divulgado, órgãos como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Polícia Militar e Exército Brasileiro estão unidos em ações integradas para atender o maior número de pessoas possíveis.
Um especialista em Barragem da Universidade Federal de Pernambuco atuará como consultor no projeto de recuperação. Com o canal aberto pelo IDEPI, o nível da água no reservatório já baixou 23 centímetros e em breve já deverá passar por reparo.
Um trecho da pista do rodoanel da PI-113 em José de Freitas, que leva ao município de Cabeceiras, foi interditado na manhã desta terça-feira. Águas de um açude transbordaram e cobriram parte da pista. O governo estadual ressalta que este é um açude pequeno e não tem relação com a barragem do Bezerro. Equipes de engenheiros já estão no local avaliando se há danos ou perigo de rompimento da pista. A força-tarefa aconselha que motoristas evitem o trajeto.
![]() |
| Rodoanel da PI-113 em José de Freitas é interditado |
Até o momento, 321 pessoas já foram removidas, todas no município de José de Freitas. As equipes de resgate devem receber um reforço de 150 policiais militares para atuarem na ajuda às famílias em áreas de risco.
Os municípios monitorados foram ampliados e agora são: José de Freitas, Luzilândia, Joca Marques, Madeiro, Esperantina, Cabeceiras, Barras e Batalha.
O governo está distribuindo colchões, cestas básicas e kits de limpeza e higiene para as famílias afetadas.
Fone:Viagora

