Servidores aposentados da educação do município de Parnaíba estão com pagamentos atrasados desde dezembro de 2018. De acordo com a legislação trabalhista, a folha de pagamento dos servidores, incluindo os aposentados, deveria ser efetivada até o dia 5 do mês subsequente, no caso 05 de janeiro, contudo o prefeito Mão Santa está fragmentando a remuneração do segmento.
A professora Nadja Araújo, presidente do Núcleo Regional de Parnaíba do SINTE-PI, afirma que a situação é inadmissível e a forma que o município trata os servidores é autoritária “O poder aquisitivo dos aposentados de Parnaíba está diminuindo. As contas não param de chegar, e com esse atraso os aposentados pagam altas taxas de juros.”, comenta a professora.
O atraso dos salários provoca o aumento da inadimplência do grupo senil que é historicamente desrespeitado pelos gestores municipais e estaduais. E não tem justificativa, pois todos os recursos, inclusive o do Fundeb já foi repassado ao município, recurso esse que é destinado para o pagamento dos servidores da educação.
FONTE; SINTE