O menino é aluno de uma escola municipal de Parnaíba
Por volta das 13h16min desta terça-feira (23), a mãe de uma criança com necessidades especiais, postou em grupos do Facebook, a sua revolta pela ausência do auxiliar de educação especial na escola em que o filho está matriculado. Por conta disso, o menino não tem ido à escola.
Confira o relato!
“E já são 13:16 minutos e mais um dia ele está em casa sendo que era pra tá agora na escola.
Mais de dois meses de aula e nada de chegar a cuidadora pra ele. Pra quem não sabe, ele é autista e precisa de uma cuidadora pra auxiliar na escola, mas como sempre tem dinheiro pra tudo menos pra pagar uma cuidadora. Cheguei pra professora e perguntei quando ia chegar esse professor auxiliar, e o que ela disse? Bom! Eu fui na secretária da educação e o secretário disse que não pode mandar um auxiliar por que não tem dinheiro pra pagar. E como eu fiquei? Bom, eu fiquei calada e decidi não levá-lo a escola todos os dias por que não sou de ferro e ter que ficar com ele correndo na escola inteira e ter que tá atrás dele direto pra não se machucar é muito cansativo.
Já fico o dia inteiro com ele correndo dentro de casa sem parar, não para um segundo em lugar nenhum. Meu filho não é um fardo, fico com ele com maior prazer, mas a escola foi feita pra ajudar eles a se socializarem e não pra mãe ter que ficar com eles o tempo todo.
Tô aqui revoltada com o que a professora falou, nem sei mais o que pensar desses políticos. Já não se espera mais nada deles”.
Um auxiliar de educação especial complementa o trabalho do educador responsável pela turma e o do Atendimento Educacional Especializado - AEE. Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em seu artigo 58, "haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de Educação Especial".
Atenção, Ministério Público! É preciso que os direitos dessas crianças sejam garantindos conforme o que está previsto na legislação.
Por Tacyane Machado – Blog Extra Parnaíba

