Um novo equipamento adquirido pela Secretaria Estadual de Segurança do Piauí possibilitará mais agilidade na realização de perícias e a ampliação da carta de serviços do Instituto Médico Legal – IML de Parnaíba. O Espectrômetro Infravermelho é capaz de analisar entorpecentes e uma variedade significativa de produtos químicos, que dará suporte aos trabalhos de perícia realizados pelo instituto.
Além de permitir a elaboração de laudos sobre drogas e medicamentos com maior rapidez, o novo sistema analisa as amostras com maior riqueza de detalhes, ajudando, dessa forma, a Polícia Civil a elucidar crimes em um espaço menor de tempo.
De acordo com o diretor-geral de perícia do Instituto Médico Legal – IML, em entrevista ao Blog Extra Parnaíba, o médico legista Antônio Nunes, os investimentos permitem ampliar a oferta e qualidade dos serviços prestados.
“É um aparelho que custa em torno de R$ 200 mil, que é usado para fazer exames rapidamente para a detecção de drogas lícitas e ilícitas, e muito útil na perícia oficial criminal. Foi comprado um para Teresina e outro para Parnaíba”, disse o diretor-geral de perícia do Instituto Médico Legal – IML.
Segundo ele, o aparelho já foi instalado, foi realizado também, um treinamento com os servidores para o seu manuseio. Ele ressalta ainda, que é um instrumento de muita relevância para todo o Estado.
“É um avanço, vamos melhorar muito nossa proficiência nos exames de drogas”, afirmou o perito.
Por Tacyane Machado – Blog Extra Parnaíba