Governador prorroga isolamento social e fechamento do comércio até 21 de maio - Portal do Águia - Portal de Noticias do Piauí

NOTÍCIAS

30 de abril de 2020

Governador prorroga isolamento social e fechamento do comércio até 21 de maio



O governador Wellington Dias anunciou durante live nesta quinta-feira (30) a renovação do decreto que suspende atividades comerciais no Estado para até o dia 21 de maio. Entre as novas medidas colocadas para o enfrentamento ao Covid-19, o gestor também anunciou o endurecimento quanto ao distanciamento entre pessoas em estabelecimentos como bancos e lotéricas e citou ainda o fortalecimento da proteção nas fronteiras estaduais.

Dias informou que o nível de isolamento social no Piauí tem gravitado em torno de 56% e pediu que os piauienses não 'relaxem' e descumpram a quarentena. O governador também disse que uma pessoa contaminada com o novo vírus transmite a doença para mais três e que reduzir esse alto índice de transmissão da doença é que vai permitir o retorno gradual das atividades no Estado.

"Foi aprovado, por unanimidade, no Comitê Emergencial Covid-19 a renovação do decreto até o dia 21 de maio, pois é importante trabalhar o que acontecerá nesta próxima semana e termos mais três semanas para medição do acompanhamento, vamos investir mais em proteção dos profissionais da saúde, da população, para ter mais condições de exames para aquelas que já estão nos serviços essenciais e ao mesmo tempo vamos estabelecer a necessidade da testagem dos que vão entrar em atividade. Recomendação de endurecer o distanciamento, então vamos dialogar com a rede bancária porque temos tido muita concentração em momentos de pagamento como o do auxílio emergencial", anunciou.

REFORÇO NAS BARREIRAS ESTADUAIS

O Piauí vai ampliar a fiscalização nas fronteiras com Maranhão e Tocantins, visando evitar a entrada de pessoas com Coronavírus no Estado.

"Além da proteção das fronteiras que fazemos hoje com barreiras entre Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia, vamos criar regra de fronteira com Tocantis e trabalhar de modo especial a fronteira com o Maranhão com o objetivo de reduzir risco pela importação de pessoas contaminadas com Covid-19", informou o governador. 

PREVISÃO DE RETORNO DAS AULAS

Ainda durante a transmissão, o governador disse que a previsão para retorno das aulas da rede pública e privada é 31 de julho.

COMITÊ EMERGENCIAL COVID-19

O governador Wellington Dias ressaltou pontos positivos no Piauí que podem contribuir para um retorno mais rápido das atividades no estado.

"Concluímos reunião do Comitê Emergencial Covid-19 formado por 23 membros com pessoas dos três poderes do Piauí. A reunião é técnica, leva em conta parecer dos profissionais da Saúde, pessoas da Academia, do setor público e privado. Pelo relatório apresentado destacamos que o Piauí apresenta uma situação em que o isolamento social é um bom indicador, temos permanecido na casa de 53% em média de adesão desde 15 de março. Temos ficado entre as cinco melhores posições".

"Outro destaque positivo é o isolamento especial de pessoas que chegam ao Piauí e ali tem uma barreira em que é levado para a quarentena. Temos 2.481 pontos de quarentena em 36 municípios do Piauí com pessoas que vieram de SP, Brasília, Ceará, Maranhão, Pernambuco etc".

"Outro ponto positivo, mas não é plenamente confortável, que é de vagas na rede hospitalar. Temos de um lado pacientes moderados em leitos clínicos e aproximadamente 20% desses leitos estão ocupados, ou seja, 160 pessoas. Do outro lado tem pacientes graves que precisam de UTIs ou leitos de estabilização, aqui houve forte crescimento de 16% para algo em torno de 36%. A cada dia temos menos paciente recebendo alta do que o número de pacientes que chegam, é um dado preocupante. Crescimento forte na curva de confirmações de Coronavírus e óbitos, o que foi apresentado é que há 15 dias tínhamos sete confirmações por dia, agora chegamos próximo a 50 confirmações por dia. Dado bom é a quantidade de pessoas que tiveram atendimento e foram tratadas".

PESQUISA

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem em conjunto com profissionais de Saúde do Estado estima que o Piauí tenha cerca de 4.500 casos confirmados de Covid-19.

"Foi apresentado resultado da pesquisa por amostragem realizada em 14 regiões do Estado, o resultado mostra que é oito vezes e meia maior do que os casos que entram com confirmação na nossa rede. Se temos 513 casos, significa que são cerca de 4.500 casos com confirmação de coronavírus", disse.

Confira o vídeo na íntegra a seguir:

Fonte:Piauí Hoje