Câmara recorre ao STF para anular buscas em gabinete da deputada Rejane Dias - Portal do Águia - Portal de Noticias do Piauí

NOTÍCIAS

29 de julho de 2020

Câmara recorre ao STF para anular buscas em gabinete da deputada Rejane Dias

Plenário da Câmara Federal
As buscas realizadas pela Polícia Federal (PF) nos gabinetes da deputada federal Rejane Dias (PT) podem ser desconsideradas, uma vez que a Câmara dos Deputados entrou com ações no Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando a anulação da operação. Os documentos foram protocolados ainda ontem à noite (27).

O entendimento da Mesa Diretora é de que somente o STF pode autorizar as buscas, com isso sustenta o pedido de anulação autorizado pela primeira instância da Justiça. Segundo a Casa, as buscas interferem no “pleno exercício do mandato parlamentar”.


A polêmica ocorre porque não está claro se a primeira instância do Judiciário pode determinar buscas nas dependências do Congresso. A dúvida ocorreu após a decisão do Supremo que restringiu o foro privilegiado de deputados e senadores aos crimes cometidos durante o mandato.

Rejane Dias
Na busca envolvendo a deputada, a Justiça Federal do Piauí pediu autorização à ministra Rosa Weber para determinar as buscas, mas a magistrada devolveu o pedido para que o juiz local decidisse conforme sua convicção. No caso de Paulinho de Força, a busca foi autorizada diretamente pela Justiça Eleitoral de São Paulo.

Ontem (27), o gabinete da deputada Rejane Dias foi alvo de buscas pelos agentes da PF em uma investigação sobre supostos desvios no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), que teriam ocorrido quando a deputada era secretária de Educação.


Após a operação, Rejane Dias disse que recebeu com tranquilidade os desdobramentos da operação. Em nota, acrescentou que, "como desde o início, permanece à disposição para esclarecimentos a todas essas alegações", e que, durante seu exercício à frente da Secretaria de Educação, "sempre se portou em observância às leis, tendo em vista a melhoria dos índices educacionais e a ampliação do acesso à educação dos piauienses".

Notícias relacionadas










Fonte: Com informações da Agência Brasil