Ex-prefeito Kim do Caranguejo está inelegível até 2029, diz relatório do Tribunal de Contas da União - TCU. - PORTAL DO ÁGUIA

NOTÍCIAS TEMPO REAL


Post Top Ad


13 agosto 2022

Ex-prefeito Kim do Caranguejo está inelegível até 2029, diz relatório do Tribunal de Contas da União - TCU.

                                                          Foto: Folha de Parnaíba

Após perder a eleição no voto para a atual prefeita Maninha que vem fazendo uma excelente gestão, ter suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE/PI, perder na ação na Justiça Eleitoral, tentando anular a vitória da prefeita, agora o Ex-gestor aparece na lista dos inelegíveis divulgadas pelo Tribunal de Contas da União - TCU.

O ex-gestor Kim que perdeu a disputa para reeleição após desastrosa administração, praticamente encerra sua carreira política, eis que está inelegível até 25 de março de 2029.

Só entra na lista do TCU o gestor que teve contas julgadas irregulares em processos dos quais não cabem mais recursos.

No caso de contas públicas, a Lei da Ficha Limpa prevê a inelegibilidade de todo gestor público que tiver suas prestações de contas rejeitadas “por irregularidade insanável ou que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário”.

A elaboração da lista do TCU para TSE costuma acontecer a cada eleição. A relação facilita o trabalho da Justiça Eleitoral, a quem cabe verificar se um candidato está ou não apto a concorrer nas eleições, conforme todos os critérios legais de elegibilidade. Parece que a maré não anda boa para Caranguejo.

Fonte: Folha de Parnaíba

Nenhum comentário:

PORTAL DO ÁGUIA

Pages