O dia 27 de setembro marca o Dia Nacional de Doação de Órgãos. Nesta data, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) realiza uma ação especial dentro do hospital com intuito de sensibilização para doação de córneas em prol do dia nacional de doação de órgãos e tecidos.
Enfermeira e coordenadora do Núcleo de Captação de Córneas do HEDA, Nadja Freitas falou que durante todo o dia serão feitas várias blitzes por todo o hospital falando sobre a importância da doação de órgãos e importância da visibilidade do tema.
Nadja Freitas ressaltou a importância da manifestação em vida junto aos seus familiares o desejo de ser um doador. “A legislação em vigor determina que a família seja a responsável pela decisão final, não tendo mais valor a informação de doador ou não doador de órgãos, registrada no documento de identidade”, explicou.
Ainda lembrou que a fisionomia do doador é preservada após a doação. “O transplante de córneas é eficaz, pois é um dos mais realizados no mundo e não precisa de compatibilidade entre receptor e doador”, disse a coordenadora Núcleo de Captação de Córneas do HEDA.
Nadja ressaltou a importância de cada um ter a consciência da importância de doar, falar com a família. “ Ser um doador é um gesto de vida”, destacou a coordenadora.

.jpeg)
.jpeg)


.jpeg)


.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário