Servidores administrativos da SEDUC/Parnaíba anunciam greve para próxima quarta-feira (05) - Portal do Águia - Portal de Noticias do Piauí

NOTÍCIAS

4 de abril de 2023

Servidores administrativos da SEDUC/Parnaíba anunciam greve para próxima quarta-feira (05)

De acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais (Sindserm), no próximo dia 05, quarta-feira, terá início mais uma greve de servidores municipais, para cobrarem direitos que lhes são negados pela gestão Mão Santa, não obstante as diversas cobranças já feitas e promessas não cumpridas. Inicialmente o movimento será por parte dos servidores Administrativos da Secretaria municipal de educação- SEDUC. São 509 Servidoras e Servidores que compõem o quadro efetivo de Administrativos da Seduc, que estão sendo excluídos do Plano de Cargos e Salários da Educação.
Servidores já fizeram várias paralisações cobrando direitos: a prefeitura apenas “enrola” coms promessas.
Outras categorias já se articulam, apesar dos assédios por parte da Gestão Municipal, a seguirem o mesmo caminho de Greve diante do pleno desrespeito aos Servidores Municipais por parte da Gestão.
Já foram várias as manifestações de servidores em busca de seus direitos
De acordo com o presidente do Sindicato, Leandro Lopes, a lei 2560/2010 contempla professores e Administrativos, mas somente em 2018 depois de uma greve, foi que a Gestão Municipal implantou a lei para os servidores Administrativos, de forma parcial, ou seja, apenas a promoção que é a qualificação dos servidores e ficou de implantar em 2021 a Progressão que é o tempo de serviço dos servidores Administrativos.
Em agosto de 2022, em uma reunião com participação do quarto secretário de Gestão, Edrivando Barros, secretário de Fazenda Gil Borges, Secretária de Educação Fátima Silveira e demais assessores das três Secretarias, ficou acertada a criação da comissão de avaliação do plano de cargos, com três membros da Gestão e três membros dos Servidores e o secretário de Gestão como presidente da comissão.

O objetivo era fazer a avaliação da promoção e Progressão do plano de cargos que para os servidores Administrativos recebe o nome de GAE Gratificação de Atividade em Educação. Passados seis meses de espera da categoria e mais uma troca de secretário de Gestão, inicia novamente uma negociação com a categoria, pois toda vez que muda de secretário têm que iniciar do zero as negociações.
Presidente do Sindicato Leandro com os secretários municipais Amaury e Lizandro
Foi marcada uma Assembleia para o dia 03l03, porém, dia 01/03 o Sindserm Parnaíba é chamado para uma reunião na secretaria de Gestão com o secretário de Gestão Dr. Amaury Mendonça e com o Secretário de Governo Lisandro Ayres quando foi garantido que seria pago, ainda no mês de março, o Plano de Cargos/GAE aos servidores Administrativos da Seduc de forma integral com a promoção e Progressão; e ainda o pagamento das horas extras para os servidores que trabalharem nos sábados letivos.

Diante do exposto, a proposta da Gestão foi levada a assembleia no dia 03/03 que a acatou com a condição de que, se a Gestão não honrasse o acordo no primeiro dia útil de abril, após o pagamento a categoria iria deflagrar o movimento grevistas por tempo indeterminado. “Infelizmente é isso irá ocorrer nesta segunda dia 03/04 com um ato em frente a prefeitura na rua Itauna, para ratificar o decidido em Assembleia dia 03/03 em relação a Greve dos Administrativos da Seduc”, informa o presidente Leandro. Também foi solicitada uma Tribuna Livre na terça-feira, na Câmara Municipal e dia 05/04 iniciar oficialmente a Greve
Além do pagamento da GAE integral com promoção e Progressão, horas extras aos sábados letivos, também será cobrado o fim do assédio moral que hoje ocorre de forma cotidiana na Seduc e nas escolas, além de se cobrar o Piso Salarial Municipal que foi aprovado no dia 28 de dezembro de 2022, por iniciativa do Sindserm Parnaiba, por meio de indicativo de projeto de lei .


Nenhum comentário: