Viúva de ex-prefeito vira alvo do MPE após vereador dizer que ela abandonou Secretária de Finanças - PORTAL DO ÁGUIA

NOTÍCIAS TEMPO REAL


Post Top Ad


23 junho 2023

Viúva de ex-prefeito vira alvo do MPE após vereador dizer que ela abandonou Secretária de Finanças

Imagem Google 

Uma reclamação do vereador Francisco Osmar, de Pedro II, informando que Eleonora Maria Alves, viúva do ex-prefeito Alvimar Oliveira de Andrade - falecido em maio de 2022, vítima de câncer na próstata -, não compareceu ao trabalho exercido na Secretaria de Finanças do município, supostamente desde a morte do companheiro, fez com que o Ministério Público instaurasse procedimento para apurar o caso.

Para o promotor de Justiça Avelar Marinho do Rêgo, há a “necessidade de esclarecer” se a gestão municipal, ao preservar a “nomeação que apenas atendeu ao interesse particular, em desvio de finalidade e violação ao interesse público e patrimonial do Município de Pedro II”, incide em “eventual responsabilização por ato de improbidade que possivelmente causara dano ao erário”.

Segundo o vereador, conforme reporta o membro do MP-PI, em portaria que instaura o procedimento preparatório, “a então secretária de Planejamento e Finanças do Município de Pedro II, Eleonora Maria Alves Costa Andrade, não mais vinha comparecendo ao cumprimento do respectivo expediente e não [vinha] executando as funções inerentes ao cargo, mas [era] remunerada mensalmente, [em] ilícita situação constatada desde o falecimento do esposo, o ex-prefeito Alvimar Oliveira de Andrade”.

Também revelou o político do Legislativo municipal, segundo o MP-PI, que a viúva “apenas formalmente ostentava a condição de secretária (e assim remunerada), mas que as funções inerentes ao cargo [eram] executadas por terceiro (outro servidor)".

Ainda nas considerações, o promotor de Justiça afirma que “esta Promotoria de Justiça confirmou a imputação lançada pelo noticiante, tendo sido evidenciado que a secretária, desde o falecimento do ex-prefeito, deixou de frequentar a sede da Secretaria de Finanças e deixou de assinar relevantes documentos afetos ao processamento de despesas e outros documentos que normalmente realizava quando em vida o esposo, conforme notas de empenho apresentadas pelo noticiante”.

Ainda segundo o documento, “o procedimento de pagamento e assinatura de peças relevantes, entre os quais notas de empenho, balancetes e demonstrativos vinham sendo assinados pelo diretor de finanças, Jussan de Oliveira Cerqueira”.

Também é afirmado na portaria que “os elementos de convicção coligidos na citada Notícia de Fato, notadamente depoimentos colhidos, evidenciou que a atual secretária não vinha prestando expediente na sede da Prefeitura, também afastada do desempenho de atividades relevantes da pasta, entre as quais os procedimentos de contabilidade e despesas, não mais ostentando a condição de agente pagador (não mais possui senha para concluir o processo de pagamento)”.

O foco da promotoria de Justiça de Pedro II será saber “se a manutenção da nomeação de Eleonora Maria representou violação aos princípios dispostos no art. 37 da Constituição Federal e desvio de finalidade causador de dano ao erário, com a eventual incursão de autoridades públicas e da servidora beneficiada em ato de improbidade administrativa, na forma do art. 9º e art. 10, observados os termos do art.11, §1º, da Lei nº 8.429/1992”.

Ainda não foi possível contato através de número disponibilizado no site da prefeitura para pedido de declaração e esclarecimentos do Executivo municipal. Em caso de retorno, a publicação poderá ser atualizada.

Com as Informações do site 180grau

Nenhum comentário:

PORTAL DO ÁGUIA

Pages