O espetáculo apresenta a cultura de raiz africana do Quilombo Mimbó, que fica localizado no município de Amarante, há 160 km ao sul da capital. O tradicional Pagode do Mimbó dá ritmo ao espetáculo, acompanhado de dança afro. O Pagode do Mimbó é batido em tambores de tronco escavado e acompanhado de gafanhotos, instrumento musical semelhante à castanhola. O espetáculo conquistou em 2011 o Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras.
A comunidade quilombola Mimbó é remanescente do período da escravidão e é conhecida e reconhecida como um quilombo que preserva suas tradições culturais e seu modo de vida tradicional. Com mais de 200 anos e aproximadamente 600 moradores, é reconhecida oficialmente como uma comunidade quilombola desde 2006 pela Fundação Cultural Palmares.
Para preservar e valorizar a cultura tradicional dessa comunidade, em novembro acontece o XX Festival de Cultura Afro do Quilombo Mimbó. O evento tem o patrocínio da Equatorial Piauí por meio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e busca incentivar os jovens a darem continuidade às tradições de matriz afro do quilombo. Além da apresentação de espetáculos, a programação do festival conta também com cursos e oficinas afro-culturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário