
Jornalistas da Revista Exame estiveram no Piauí, nesta semana, para produção de uma série de reportagens que destacam as potencialidades do estado no agronegócio, infraestrutura, energia verde, turismo e inovação. Os repórteres Rafael Balago e Érica Polo, e os fotógrafos Eduardo Frazão e Leandro Fonseca passaram por Teresina, Baixa Grande do Ribeiro, Sebastião Leal e São Raimundo Nonato.
A repórter Érica Polo conta que já conhecia a fama do Piauí pela fronteira agrícola da região, mas que ficou surpresa com o potencial turístico. "Descobrir a Serra da Capivara e várias atrações, como as pinturas rupestres, me deixou impressionada e quero voltar como turista. Pude ver a caatinga de cima, toda verde por conta das chuvas, foi incrível", revelou a profissional.
Já Eduardo Frazão considera o Piauí um belo cenário. "Achei o estado lindo e muito legal para conhecer e visitar. Queria ter mais tempo para poder ir a mais lugares. Pelo que vi, o agronegócio é um ponto sensacional", ponderou o fotógrafo.Érica Polo e Eduardo Frazão, acompanhados da Laura Aquino, da Investe Piauí
Em Baixa Grande do Ribeiro, a equipe conheceu empreendimentos agrícolas como a Fazenda Ipê, forte produtora de soja e milho, que implantou a tecnologia para a produção de grãos, envolvendo artifícios como a inteligência artificial. O município está entre os 50 maiores produtores de soja e milho do Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os jornalistas também visitaram o município de Sebastião Leal, onde conversaram com representantes do Grupo Progresso, que possui quatro propriedades no Piauí. Os empreendimentos têm como principais atividades o cultivo de soja, milho, algodão, beneficiamento de algodão, pesquisa e produção de sementes de soja, eucalipto e, atualmente, iniciam integração de lavoura, pecuária e floresta. O grupo viu nas terras piauienses um campo fértil para expandir a sua produção agrícola.
Os profissionais da Exame ainda estiveram em São Raimundo Nonato para conhecer as futuras instalações do Hotel Serra da Capivara, que deve começar a funcionar em abril. O espaço, adequado com acessibilidade, conta com 50 quartos e busca atender à demanda turística da região por meio de uma parceria público-privada (PPP) entre Governo do Piauí e iniciativa privada.
![]() |
Obras do Hotel Serra da Capivara |
Após um tour pelo sul do Piauí, a equipe retornou a Teresina para realizar uma série de entrevistas com gestores estaduais e empresários para colher informações sobre mineração, energias renováveis, telemedicina, cooperativas de produção, projetos hidrogênio verde, transcerrado, dentre outros projetos e potencialidades do estado.
![]() |
Entrevista sobre energias renováveis |

Leandro Fonseca e Rafael Balago, acompanhados do presidente da Solatio, Pedro Vaquer
Os leitores da Revista Exame poderão conferir o resultado das reportagens no Piauí no início de março.
Fonte: Governo do Piauí
Nenhum comentário:
Postar um comentário