Defesa Civil discute a instalação de pluviômetros em municípios piauienses - PORTAL DO ÁGUIA

NOTÍCIAS TEMPO REAL


Post Top Ad


17 abril 2024

Defesa Civil discute a instalação de pluviômetros em municípios piauienses

A previsão é que os equipamentos sejam instalados nos municípios de José de Freitas, Picos e Cristino Castro.

A Diretoria de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil Estadual realizou, nesta quarta-feira (17), uma reunião com agentes de defesa civil e representantes dos municípios de José de Freitas, Picos e Cristino Castro para discutir a instalação de pluviômetros, que são ferramentas de monitoramento de grande importância para prevenção e proteção civil.

A parceria entre a Sedec e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas e Desastres Nacionais (Cemaden), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal, busca ampliar a rede monitoramento do Cemaden para compor a Rede Nacional de Observação Pluviométrica e gerar dados que irão favorecer previsões meteorológicas mais assertivas e eficientes.

Para o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil Nacional, Werton Costa, essa parceria com o Cemaden é um passo importante para o Piauí se destacar nas políticas de proteção e defesa civil.

"Fizemos uma reunião de alinhamento em torno da parceria do Ministério da Ciência e Tecnologia , por meio do Cemaden, com a Defesa Civil Estadual. Esses municípios estão encarregados de escolher um local para a instalação do equipamento, dentro dos critérios estabelecidos pelo Cemaden. Após isso, o órgão vai realizar uma vistoria em cada município selecionado e os equipamentos serão instalados ainda neste semestre", explica o diretor.

De acordo com a engenheira civil da Defesa Civil Municipal de Picos, Gabriela Monteiro, a instalação dos equipamentos pluviométricos é um ganho excelente e muito importante para o município piauiense.

"Os pluviômetros são essenciais para gerir os níveis de chuvas nos municípios. Isso traz eficiência e também uma resposta preventiva mais concreta em relação a possíveis fatores de incidências. Com esse monitoramento, podemos prever situações de sinistro e, assim, ter uma defesa civil mais efetiva. Espero que seja só o início de mais benefícios para todo o estado e municípios que necessitam de uma gestão de defesa civil mais concreta", afirma a engenheira.


Fonte: Defesa Civil

Nenhum comentário:

PORTAL DO ÁGUIA

Pages