MPPI autua Dedé e João Carlos Guimarães por suposto esquema de lavagem de dinheiro público em Parnaíba - Portal do Águia - Portal de Noticias do Piauí

NOTÍCIAS

12 de junho de 2024

MPPI autua Dedé e João Carlos Guimarães por suposto esquema de lavagem de dinheiro público em Parnaíba

Fotos extraidas das redes sociais                     Montagem Portal do Águia                    

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) autuou João Carlos Guimarães Araújo e Francisco José Brito da Rocha, conhecido como Dedé, em resposta a uma denúncia de corrupção e lavagem de dinheiro público no município de Parnaíba. A investigação foi iniciada após a publicação de áudios no Portal do Águia, gravados pelo ex-secretário de gabinete do prefeito Mão Santo, Fabricio Conceição.


Nos áudios, Conceição alega a existência de um esquema de corrupção envolvendo João Carlos Guimarães e Dedé, afirmando que ambos recebiam dinheiro público de forma ilícita. Ele expressou indignação sobre a falta de ação das autoridades policiais, afirmando: "Dedé e João Carlos Guimarães têm um esquema de corrupção, de lavagem de dinheiro, recebem dinheiro por fora".


Com base nestas alegações, o MPPI decidiu autuar os acusados, que serão intimados a prestar esclarecimentos. Após os depoimentos, o processo seguirá para as esferas da justiça.


É importante ressaltar que, na época das gravações, nem Dedé nem João Carlos Guimarães registraram boletim de ocorrência ou tomaram medidas legais contra as acusações. No entanto, após a denúncia ser publicada pelo Portal do Águia em 13 de setembro de 2023, os acusados tentaram intimidar o jornalista Águia com uma ação judicial, aparentemente para silenciar a imprensa.


Diante dos fatos, o Portal do Águia encaminhou todas as provas ao MPPI, que, após análise, decidiu abrir um procedimento investigativo, resultando na autuação dos envolvidos.


O ofício de autuação está sendo encaminhado para a Procuradoria Geral do Município, que tem 10 dias para enviar os documentos solicitados pelo MPPI.


Esta ação do MPPI destaca a importância da vigilância e da transparência na administração pública, reforçando que denúncias de corrupção devem ser rigorosamente investigadas para assegurar a integridade das instituições e o uso adequado dos recursos públicos.



OUTRO LADO



Nossa reportagem não conseguiu contato dos acusados citados acima.

O espaço está aberto para esclarecimentos:

E-mail: redacao@portaldoaguia.com.br

(86) 9 8830-9303

Nenhum comentário: