O governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), com emendas de senadores, e deputados federais tem priorizado a educação em todo o Brasil. Nesta quarta-feira (07/08), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Ministério da Educação entregaram cinco ônibus novos para o município de Buriti dos Lopes-PI. O objetivo do governo federal é renovar a frota de veículos escolares, garantindo segurança e qualidade ao transporte dos estudantes, além de contribuir para a redução da evasão escolar.
Em 2024, o programa Caminho da Escola completará 17 anos. Criado para renovar a frota de veículos escolares, o programa consiste na aquisição de veículos padronizados para o transporte escolar, por meio de pregão eletrônico para registro de preços realizado pelo FNDE.
Os estados e municípios podem participar de três maneiras: com recursos próprios, bastando aderir ao pregão; via convênio firmado com o FNDE; ou por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que oferece uma linha de crédito especial para a aquisição de ônibus zero quilômetro e de embarcações novas.
No caso de Buriti dos Lopes, que não possui arrecadação própria significativa, os veículos foram entregues pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para apoiar o transporte escolar da região.
OUTRO LADO
O prefeito Junior Percy gravou um vídeo explicando que, na verdade, os ônibus foram adquiridos por emendas parlamentares. O primeiro ônibus foi adquirido com emenda do senador Ciro Nogueira, ainda em 2022. O segundo ônibus foi adquirido com emenda individual do deputado federal Júlio Arcoverde. O terceiro ônibus foi adquirido com a arrecadação de ICMS do município, e o quarto ônibus foi conseguido com receitas do município, como IPTU e ISS. Por fim, o prefeito revelou que o quinto ônibus foi obtido através de um cadastro no novo PAC, com a parceria do deputado federal Merlong (PT).
Essa informação foi compartilhada pelo prefeito Junior Percy em seu vídeo
Matéria atualizada em 08 de agosto de 2024 as 13:18
Nenhum comentário:
Postar um comentário