Semarh certifica 182 brigadistas florestais no Vale do Sambito e Médio Parnaíba - Portal do Águia - Portal de Noticias do Piauí

NOTÍCIAS

21 de agosto de 2024

Semarh certifica 182 brigadistas florestais no Vale do Sambito e Médio Parnaíba

A capacitação foi realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros e beneficiou 14 municípios no estado.


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) entregou, nesta quarta-feira (21), no município de Aroazes, centro-sul do estado, certificados a 182 brigadistas capacitados em cursos de prevenção e combate a incêndios realizados em parceria com o Corpo de Bombeiros. Os brigadistas são de 14 municípios do Vale do Sambito e do Médio Parnaíba.

Segundo a auditora fiscal da Semarh, Denise Leal, é essencial a capacitação, formação e principalmente equipar as brigadas para o combate a incêndios florestais.


O diretor de fiscalização ambiental da Semarh, major Marinho, ressaltou que as brigadas são de fundamental importância para o estado e a Samarh vem trabalhando diuturnamente para o crescimento e o fortalecimento das brigadas municipais, mantendo o padrão de pronto atendimento quando solicitada na ocorrência do fogo em vegetação.

O coordenador de Instrução, Prevenção aos Incêndios Florestais da Semarh, Shandallyê Jandce Araújo, atenta que combater incêndios é sempre um risco à vida e por isso esse trabalho precisa ser levado muito a sério. Ele destacou a necessidade de treinamento, bem como o uso de equipamentos e ferramentas adequadas para proteger as pessoas envolvidas.


Araújo alerta que todo fogo que não tem controle é considerado um incêndio, não importa onde e como começou. "As brigadas florestais municipais trabalham para evitar prejuízos e danos socioeconômicos e ambientais, é necessário estar preparado para o combate aos incêndios e reduzir as chances de se espalhar na região", finalizou o coordenador.


Nenhum comentário: