Uma grave situação está se desenrolando na região da Baixa da Carnauba, em Parnaíba. Moradores do assentamento Lagoa do Prado, ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), denunciaram à reportagem do Portal do Águia uma invasão em suas terras, que pertencem ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).
Segundo o presidente da associação do assentamento, Luís, aproximadamente 20 hectares de terra já foram invadidos por pessoas que pretendem lotear e vender os terrenos. O líder comunitário apresentou documentos que comprovam a posse das terras pelos assentados, incluindo a decisão judicial que garantiu a essas famílias o direito de uso e ocupação.
"Estamos preocupados com essa situação, pois essas invasões podem gerar conflitos e colocar em risco a nossa segurança", afirmou Luís. "Conquistamos essas terras com muita luta e não vamos permitir que ninguém nos tire o que é nosso por direito", completou.
A reportagem do Portal do Águia tentou ouvir os supostos invasores, mas eles se recusaram a apresentar os documentos que alegam possuir.
Para esclarecer a situação, nossa equipe entrará em contato com o superintendente do INCRA no Piauí, Dr. Lailson Soares, na próxima segunda-feira (10/02).
Nenhum comentário:
Postar um comentário