Alepi aprova pacote de projetos do Executivo em diversas áreas - Portal do Águia - Portal de Noticias do Piauí

NOTÍCIAS

25 de março de 2025

Alepi aprova pacote de projetos do Executivo em diversas áreas

Foram aprovados projetos nas áreas de cultura, educação, desenvolvimento econômico, social, entre outras.


O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, em primeira votação, durante a sessão deliberativa desta terça-feira (25), várias matérias encaminhadas pelo Executivo. Foram aprovados projetos nas áreas de cultura, educação, desenvolvimento econômico e social, entre outras. Um dos projetos foi o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), uma reivindicação antiga da categoria.

Outra matéria aprovada hoje pelos deputados altera o nome empresarial e amplia o objeto social da Companhia de Terminais, Portos e Hidrovias do Piauí – Porto Piauí, adequando seus objetivos e sua vinculação à Investe Piauí. Pela proposta aprovada, a Porto Piauí passa a implantar, administrar e gerir portos, terminais, inclusive destinados à pesca, alfandegados ou não, estações fluviais destinadas à carga ou passageiros e recintos aduaneiros.

“A atual legislação adequa o objeto social da companhia, tendo em vista a crescente demanda por serviços portuários e hidroviários. Nesse contexto, a inclusão destas atividades permitirá a expansão dos serviços prestados, contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado. Assim, a vinculação da companhia a órgãos e entidades estaduais será revista para otimizar a governança e a eficiência operacional, alinhando-a com as melhores práticas administrativas. Serão incorporados novos objetivos que refletem as demandas atuais do mercado e as necessidades estratégicas do estado do Piauí”, justifica o governador Rafael Fonteles.

O Plenário aprovou outras seis propostas relevantes do Executivo, previamente analisadas pelas comissões técnicas da Casa:

Alfabetização na Idade Certa – PLOG 04/25, que institui o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa e o Prêmio ALFA-10.

Primeira Infância – PLOG 11/2025 – Aprova o Plano Estadual da Primeira Infância (PEPI), instituindo-o como política de Estado e obrigando os municípios a elaborarem ou adequarem seus Planos Municipais da Primeira Infância (PMPI).

Parceria Público-Privada – PLOG 12/2025 – Autoriza o Poder Executivo a outorgar a concessão de uso do Parque de Exposição Governador Dirceu Arcoverde, em Teresina.

Deságio de precatórios – PLOG 24/25, que estabelece um limite máximo de 40% de deságio na cessão de créditos em precatórios de natureza alimentar.

Cálculo de indenizações – O PLOG 5/25, que define o cálculo das reposições e indenizações ao erário (recebeu 16 votos de aprovação).

Cessão de uso de imóvel – PLOG 9/2025 – Autoriza o Poder Executivo Estadual a proceder à cessão de uso de imóvel, a título gratuito, pertencente ao patrimônio público estadual para a Associação dos Veteranos e Reservistas do Exército Brasileiro.

Cessão de servidores – O Projeto de Lei Complementar 01/25, que permite a cessão de servidores do Executivo com ônus para o órgão de origem, desde que ocorra em cooperação técnica (aprovado com 17 votos favoráveis).

Aumento salarial do Executivo – Foi votado na Comissão de Constituição e Justiça e segue para aprovação nas outras comissões técnicas da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) o projeto de lei que propõe o reajuste de vencimentos e subsídios dos policiais militares, bombeiros e servidores públicos efetivos da administração direta do Estado, além de servidores de autarquias e fundações públicas, aposentados e pensionistas. O percentual proposto é 5,35%, que passará a valer a partir do dia 1º de maio deste ano.

Nenhum comentário: