Na manhã desta segunda-feira, 17 de março, por volta das 09h40, a Polícia Ambiental, através da CIPA, recebeu uma denúncia anônima informando que, em um sítio localizado na Baixa do Aragão, em Parnaíba, um indivíduo estaria comercializando pássaros ilegalmente.
Chegando ao local, a equipe identificou um homem conhecido como Paulinho, que explicou que, na verdade, estava realizando a soltura dos pássaros naquele momento, e não praticando a venda dos mesmos. Paulinho também informou que algumas pessoas já haviam oferecido aves para ele, e que, em ocasiões anteriores, ele até adquiriu algumas, mas que sua intenção atual era liberar os animais. Durante a vistoria, foram encontrados pássaros em condições de saúde precárias, como cegos e com membros quebrados.
Foram localizadas nove gaiolas vazias, e, em seguida, a equipe da Polícia Ambiental resgatou 27 aves que ainda estavam no local. Não foram encontradas armadilhas ou outros elementos indicativos de captura ilegal de pássaros.
O resgate foi encaminhado ao IBAMA, onde os animais foram separados por espécies:
04 Bigodes
02 Abre e Fecha
03 Xexéu
02 Bicudo Azul
02 Sanhaço
01 Chico Preto
01 Primavera
02 Sabia da Praia
04 Sabia Laranjeira
01 Papa-Capim
01 Colera
02 Curió
02 Galo Campina
Vale destacar que ninguém foi preso, pois a entrega dos pássaros foi voluntária por parte do acusado. A soltura das aves ficará a cargo do IBAMA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário