Um levantamento recente feito por uma equipe do Portal do Águia, tanto na área urbana quanto em algumas zonas rurais de Parnaíba, revelou um cenário preocupante: a população está fiscalizando a gestão municipal mais ativamente do que alguns vereadores, que foram eleitos justamente para defender os interesses da comunidade e fiscalizar o Executivo.
A denúncia aponta para um "caso muito emblemático" em Parnaíba, onde alguns vereadores estariam "se vendendo" ao Executivo em troca de portarias. Na manhã desta quarta-feira (28), a reportagem flagrou cinco vereadores na sala de espera para falar com o prefeito, em uma suposta tentativa de negociar cargos ou apoio a projetos em troca de favores.
Essa situação é vista com tristeza pela população, que lembra o juramento de trabalhar em prol do povo feito por esses vereadores ao assumirem seus cargos. No entanto, esse juramento parece ser "quebrado" em pouco tempo, com os parlamentares supostamente se vendendo ao gestor, enquanto a população que os elegeu para fiscalizar o Executivo acaba "tomanda na raqueta".
Escândalos Engavetados e a Virada de Vereadores da Oposição.
Recentemente, diversos escândalos foram denunciados na Câmara de Vereadores de Parnaíba, incluindo o "descaso na saúde" e até mesmo suspeitas de corrupção, como o caso da denúncia do presidente do Conselho Municipal de Saúde. No entanto, essas denúncias teriam ficado "só na falácia" de alguns vereadores que chegaram a se manifestar por uma CPI.
O exemplo mais notório é o do próprio vereador Zé Filho do Caxingó, que prometeu abrir uma CPI para apurar a denúncia do Conselho Municipal de Saúde. Contudo, essa promessa "ficou só na imaginação", pois o vereador, após um período de silêncio, agora "anda de mão dada com o prefeito". A CPI que deveria ter dado prosseguimento aos fatos "ficou engavetada imaginariamente".
Parnaíba em Colapso: Matos, Lixo e Ruas Esburacadas
Enquanto a relação entre Executivo e parte do Legislativo parece se estreitar, a cidade de Parnaíba está, seguindo, em um verdadeiro caos.
O cenário é marcado por:
Matos tomando conta das ruas;
Lixo abandonado pela gestão do prefeito Francisco Emanuel;
Ruas esburacadas.
A reportagem ainda destaca que alguns vereadores que se diziam de oposição agora estariam "batendo palma" para o prefeito em meio a essa crise na limpeza, saúde e educação. A população, cada vez mais descrente, alerta para a necessidade de atenção a essa "esculhambação".
Diante desse cenário, como você avalia o papel da sociedade civil e dos órgãos de controle em pressionar por uma fiscalização mais rigorosa e transparente da gestão pública em Parnaíba?
Nenhum comentário:
Postar um comentário