A iniciativa tem como objetivo fomentar uma cultura de respeito e segurança entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
A Secretaria da Saúde (Sesapi) lançou, nesta quarta-feira (7), na Praça do Liceu, a Campanha Movimento Maio Amarelo 2025. Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, a ação é idealizada por meio do Programa Vida no Trânsito (PVT-PI) e conta com a participação de mais de 21 instituições parceiras.
O secretário da Saúde, Antônio Luiz, ressaltou a importância da conscientização para a redução do número de mortes em sinistros de trânsito no Piauí. “Estamos trabalhando na conscientização para a redução de acidentes de trânsito. É fundamental andar devagar, obedecer às regras, respeitar os limites de velocidade, não dirigir após consumir bebidas alcoólicas e utilizar sempre o cinto de segurança para, em caso de acidente, evitar sequelas graves ou até mesmo a morte”, destacou o secretário.
São parceiros da Sesapi nesta ação, a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Strans, Detran, Uninassau e Sesc/Senat. Durante a abertura da campanha, foram oferecidos à população serviços de aferição de pressão arterial, realizados pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), além de orientações sobre o uso do programa Piauí Saúde Digital.
A coordenadora de Epidemiologia da Sesapi e do Programa Vida no Trânsito, Amélia Costa, reforçou a importância da mobilização para diminuir o número de acidentes no Estado. “Nos reunimos para conscientizar a comunidade sobre a responsabilidade no trânsito. Embora o programa seja coordenado pela secretaria, atuamos de forma integrada com todas essas instituições para promover ações conjuntas. Nosso objetivo é retirar o estado do terceiro lugar no ranking de acidentes e reduzir o número de óbitos. O PVT tem justamente essa função: sensibilizar, promover ações educativas e fiscalizar, para que possamos reduzir os acidentes no Piauí”, enfatizou Amélia Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário