Os cursos disponíveis são o Bacharelado em Inteligência Artificial e o Curso Superior de Tecnologia em Inteligência Artificial.
![]() |
Uma das salas de aula onde o curso será ofertado, no Centro de Teresina. Foto: Wallace Costa/ Ascom PIT |
A Faculdade Estadual Piauí Instituto de Tecnologia – Faculdade PIT está com inscrições abertas para o seu primeiro processo seletivo de cursos superiores presenciais em Inteligência Artificial, uma iniciativa inédita e 100% gratuita no ensino público do Piauí. Esse marco representa mais um avanço no ensino tecnológico do Estado, com a oferta de 115 vagas totalmente gratuitas, exclusivas para estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas da rede pública estadual do Piauí (Seduc-PI). Os cursos disponíveis são o Bacharelado em Inteligência Artificial e o Curso Superior de Tecnologia em Inteligência Artificial.
O diretor-presidente da Faculdade PIT, Cristiano Vargas, ressalta o ineditismo e o impacto da iniciativa. “Nesta primeira etapa, serão 115 vagas, uma oportunidade inédita para que alunos piauienses tenham acesso a uma formação cada vez mais exigida pelo mercado, de forma totalmente gratuita. As aulas acontecerão no Hub Investe Piauí, sede da Faculdade PIT, conectando os estudantes com startups, empreendedores, grandes empresas e especialistas da área, unindo teoria e prática” , afirma.
FORMAS DE INGRESSO
O ingresso poderá ser feito por duas formas distintas:
1. Medalhistas em olimpíadas científicas reconhecidas
Serão destinadas 50% das vagas para estudantes que tenham conquistado medalhas em competições científicas de abrangência nacional ou internacional, conforme critérios estabelecidos no edital.
2. Participantes do ENEM
Os outros 50% das vagas serão preenchidos por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), válidas para os anos de 2022, 2023 ou 2024. A nota de corte mínima será definida pela Faculdade PIT, levando em consideração pesos específicos para cada área do conhecimento.
AÇÕES AFIRMATIVAS E INCLUSÃO
Um dos pontos de destaque do processo seletivo é a política robusta de ações afirmativas. A Faculdade PIT reservou 25% das vagas para candidatas mulheres, com o objetivo de ampliar a presença feminina no setor de tecnologia, um marco inédito na educação pública estadual. Além disso, 45% das vagas são voltadas para pessoas negras, quilombolas e indígenas, com renda per capita de até 1,5 salário mínimo, e 10% para pessoas com deficiência, também com critério de renda. A esses 10% soma-se ainda uma vaga extra para PCDs sem limite de renda.
Todos os candidatos classificados deverão apresentar, no ato da matrícula, a documentação comprobatória exigida no edital. Os casos omissos ou situações excepcionais serão analisados pela própria Faculdade PIT.
As aulas têm início previsto para o segundo semestre de 2025. As inscrições estão abertas até o dia 27 de julho, são totalmente gratuitas e podem ser feitas pelo site www.faculdadepit.com ou presencialmente na sede da instituição.
Confira o edital completo: https://faculdadepit.com/edital-pit/faculdade-pit-01-2025/ .
Nenhum comentário:
Postar um comentário