Agendar uma visita guiada promove acolhimento, fortalece os vínculos com a equipe e oferece mais segurança para o momento mais aguardado entre as gestantes
Olhares curiosos e atenção apurada revelam o interesse de cada gestante em absorver o máximo de informações sobre o local onde trarão seus filhos ao mundo. No Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, as gestantes, seus acompanhantes e doulas são recebidos por enfermeiros obstetras e pela equipe psicossocial para conhecer o local do parto, fortalecendo os vínculos entre as mães e os profissionais, e contribuindo para a preparação emocional nesse momento tão especial.
Isso porque a chegada de um bebê é um momento único e repleto de expectativas, mas também pode trazer inseguranças para muitas mulheres. E a visita guiada é uma verdadeira imersão no ambiente da maternidade, como explica Juliana Portela, coordenadora do Centro Obstétrico. “O objetivo principal é familiarizar as gestantes e seus acompanhantes com a estrutura do hospital, os fluxos de atendimento, normas, rotinas e a pactuação dos Planos de Parto”, destaca.
As visitas são agendadas com o Serviço Social da Obstetrícia, pelo telefone (86) 99425-8793, e podem ser realizadas de forma individual ou em grupos. É um direito garantido pela Lei nº 11.634/2007, que estabelece que toda gestante tem o direito de conhecer e se vincular previamente à maternidade onde será assistida no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Quando a gestante conhece o local, conversa com a equipe e entende como será o atendimento, ela se sente mais segura”, orienta Márcia Torres, coordenadora do Centro de Parto Normal. “Falamos sobre o protagonismo da mulher no parto, explicamos que a escolha da posição e do método é dela. Queremos que todas se sintam seguras, acolhidas e respeitadas”, afirma.
Para Wal França, diretora-geral do HEDA, mais do que informação, a visita guiada se trata de cuidado e acolhimento. “Nosso compromisso é com um cuidado que vai além da técnica. Queremos que cada gestante chegue ao hospital confiante, sabendo que será bem acolhida por uma equipe preparada e sensível”, pontua.
Para muitas mulheres, esse gesto simples de cuidado faz toda a diferença. E o HEDA, sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), segue de portas abertas para receber, orientar e cuidar daquelas que se preparam para o maior encontro de suas vidas, o nascimento de um filho.
Centro Obstétrico e Centro de Parto Normal
O Centro Obstétrico do HEDA é reconhecido como referência na região Norte do Piauí para o atendimento de gestações de alto risco. A unidade realiza um grande volume de partos e conta com uma equipe multiprofissional qualificada, garantindo assistência segura e humanizada.
Já o Centro de Parto Normal (CPN) oferece um ambiente acolhedor, com foco no parto humanizado para gestantes de baixo risco, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. O espaço valoriza o protagonismo da mulher, com apoio contínuo da equipe e mínima intervenção médica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário