CER IV amplia acesso à saúde auditiva com exame de audiometria - Portal do Águia - Portal de Noticias do Piauí

NOTÍCIAS


4 de setembro de 2025

CER IV amplia acesso à saúde auditiva com exame de audiometria

Pela primeira vez via SUS na região, o CER IV oferece exames de audiometria para a população da Planície Litorânea e Cocais em cabine acústica recém-instalada
O Centro Especializado de Reabilitação de Parnaíba (CER IV), referência em atendimento multiprofissional, vem ampliando significativamente os serviços na área de saúde auditiva, oferecendo à população da região Norte do Piauí um atendimento de excelência pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde o mês de abril, um total de 65 pacientes foram beneficiados com consultas e procedimentos especializados, incluindo o exame de audiometria, realizado pela primeira vez via SUS na região. E a mais recente novidade é a implantação da cabine acústica para o tratamento do Processamento Auditivo Central (PAC) ou Transtorno do Processamento Auditivo (TPAC).
“É importante lembrar que todo o atendimento é regulado por meio das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos municípios da Planície Litorânea e dos Cocais”, explica a Dra. Yasmine Leódido, responsável técnica do CER IV. “O primeiro passo é procurar a UBS mais próxima da residência, onde será realizada a avaliação inicial e emitido o encaminhamento para o CER IV, onde será avaliada a necessidade de aparelhos auditivos”, complementa.

A cabine acústica é um ambiente controlado e equipado com tecnologia adequada, como o audiômetro com fones específicos. Com essa estrutura, os fonoaudiólogos da unidade, sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), conseguem obter maior precisão nos estímulos sonoros e melhores resultados na reabilitação dos pacientes, atuando de forma integrada no processo de reabilitação auditiva e oferecendo atendimento humanizado e resolutivo.

Além disso, a chegada de novos profissionais e novos equipamentos reforçam o compromisso em ampliar a capacidade de atendimento, oferecer serviços de alta complexidade e continuar inovando em prol da saúde auditiva da população, segundo afirma Paulo Rangel, diretor do CER IV.

Nenhum comentário: