Parnaíba e o primeiro deputado negro de classe trabalhadora do Piauí - Portal do Águia - Portal de Noticias do Piauí

NOTÍCIAS


12 de setembro de 2025

Parnaíba e o primeiro deputado negro de classe trabalhadora do Piauí


Pujança econômica da cidade forjou representação na Alepi
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) faz a sua quinta instalação nas cidades piauienses como parte das comemorações dos 190 anos do Poder. O evento chega a Parnaíba, o segundo município mais populoso, que, durante quase um século, teve a economia mais dinâmica do Piauí. Esse cenário contribuiu para que os parnaibanos tivessem vários quadros na Casa Legislativa, entre eles, o primeiro negro de origem trabalhadora, o ex-deputado Tiago José.

Presidente do Sindicato dos Estivadores, ele foi eleito em 1958 depois de três candidaturas frustradas para a Alepi. Tiago José foi uma das lideranças sindicais mais articuladas do Piauí, durante as décadas de 1940 e 1960. A professora de História da Universidade Federal do Piauí, Marylu Oliveira, pesquisou sobre as movimentações do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), partido pelo qual o ex-deputado foi eleito, durante essas décadas, e explica como uma liderança com o perfil de Tiago José conseguiu chegar ao Legislativo.

Reapresentação nacional na política

“Parnaíba tinha grandes casas comerciais que movimentavam a área portuária quando o Rio Parnaíba era navegável. Além de famílias muito ricas, essa realidade contribuiu para que houvesse muitos sindicatos atuantes na cidade, desde o final do século XIX. Há pesquisas mostrando que o movimento sindical de Parnaíba era mais forte do que o de Teresina”, elucida Marylu Oliveira.

Outro componente importante era a tutela que o então presidente Getúlio Vargas exercia sobre esses sindicatos e, depois da redemocratização, sobre o PTB. Apesar de eleito apenas em 1958, Tiago José já era um importante ator político nacional no Piauí. Em 1951, por exemplo, ele foi convidado para representar sindicatos de trabalhadores e patronais em reunião com Getúlio Vargas para tratar da crise financeira que assolava o estado por conta da queda de exportações da cera de carnaúba. Além disso, visando maior competitividade, sindicatos de Teresina decidiram retirar o apoio a seus candidatos para conseguir a eleição de Tiago José.


Economia de Parnaíba forjou representação na Assembleia

Tiago José não foi o único representante de Parnaíba que chegou à Alepi influenciado pela pujança econômica do município. Se por um lado Getúlio Vargas incentivava a organização dos trabalhadores, por outro, também apoiava a organização de comerciantes e industriais. Por conta disso, o PTB tinha um deputado estivador, mas também teve ex-deputados como José Alexandre Caldas Rodrigues, irmão do ex-governador Chagas Rodrigues, e o ex-prefeito João Orlando de Morais Correia.

Este, faz parte de uma das famílias que contribuíram para a força econômica de Parnaíba desde as primeiras décadas de exploração econômica da navegação do rio que leva o mesmo nome da cidade. A família Moraes foi protagonista de atividades como indústria e comércio e, na política, gerou quadros como os ex-deputados Moraes Sousa, Mão Santa, Zé Filho e a atual parlamentar Gracinha Mão Santa (PP).

Tiago José, no entanto, foi vítima do golpe militar. Ele estava na primeira lista de presos políticos que os militares publicaram no Piauí. Na Assembleia, deputados eleitos em 1962 tiveram os seus mandatos cassados. As ações se deviam à proximidade que esses líderes estaduais tinham com o presidente cassado, João Goulart, e outras lideranças nacionais que organizavam passeatas e outros movimentos contra o golpe.

Parnaíba é um pólo de transformação do Piauí, garantem parlamentares

"Esse orgulho, de ser um polo importante no Nordeste e núcleo econômico do norte do Piauí, tem muito da coragem e do amor que a família Moraes Sousa sempre teve por Parnaíba. Política não pode ser jogo. Tem que ser ação. A política, quando feita com responsabilidade e compromisso, é a maior ferramenta de transformação que existe. É por meio dela e do diálogo que conseguimos trazer recursos, obras, infraestrutura, saúde e educação para o nosso povo”, defende Gracinha Mão Santa.

Também representante da Planície Litorânea, o deputado Rubens Vieira (PT) projeta o fortalecimento da grande contribuição que Parnaíba dá à economia piauiense. “Parnaíba é a 2ª maior cidade do Piauí, uma cidade histórica, que tem uma cultura que ajudou a construir esse estado [...] Ela agora tem uma ZPE (Zona de Processamento de Exportação), que tem um trabalho enorme na região e já estão instalando o hidrogênio verde. Tem a questão do sonho que é o Porto de Luís Correia. Então, Parnaíba, que tem um comércio pujante, ajuda muito a economia do Piauí”, defende o parlamentar


Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles

Fonte: Ascom-Alepi

Nenhum comentário: