O veículo é equipado com estrutura completa de centro cirúrgico, possibilitando a realização dos procedimentos com segurança, higiene e acompanhamento veterinário especializado
Mais uma vez, o Castramóvel está na estrada. Desta vez, o destino é o município de Hugo Napoleão, no Médio Parnaíba. Até quinta-feira (9), a clínica sobre rodas vai oferecer 30 procedimentos de castração gratuita em cães e gatos, reforçando o compromisso do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com o controle populacional e o bem-estar animal.
Essa é a quarta cidade visitada desde o retorno do Castramóvel, há cerca de dois meses. Nesse curto intervalo, quase 300 castrações já foram realizadas em diferentes municípios piauienses — um trabalho que combina cuidado, prevenção e responsabilidade ambiental.
A gerente de Fauna e Proteção Animal da Semarh, Danielle Melo, destaca que o projeto tem um impacto que vai muito além dos números. “Cada procedimento é uma história de amor e de consciência. A castração evita abandonos, reduz o sofrimento animal e melhora a convivência nas comunidades. É uma política pública que salva vidas e estimula uma nova cultura de respeito aos animais”, explica a gestora.

O Castramóvel é equipado com estrutura completa de centro cirúrgico, possibilitando a realização dos procedimentos com segurança, higiene e acompanhamento veterinário especializado. Além das cirurgias, a equipe da Semarh aproveita as visitas para orientar a população sobre guarda responsável e os cuidados básicos com os pets.

O projeto, que segue percorrendo o interior do estado, é um exemplo de política ambiental integrada — que une saúde pública, educação ambiental e empatia. Em cada cidade visitada, o Castramóvel deixa uma marca: a de que o respeito aos animais é parte essencial de uma sociedade mais justa, sustentável e humana.

Nenhum comentário:
Postar um comentário