O prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel (PP), pode ser afastado do cargo devido a suspeitas de irregularidades em sua gestão. Segundo fonte sigilosa de Teresina, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) já investiga diversos contratos suspeitos, incluindo o Contrato nº 167/2025 com a empresa Alpha Soluções e Distribuição Ltda., no valor de R$ 3.070.483,00, que teve os pagamentos suspensos pelo próprio tribunal.
A situação se agravou nesta última sexta-feira (17), quando o Procurador da República Antônio Cavalcante de Oliveira Júnior publicou uma recomendação ao prefeito para que os valores oriundos dos precatórios do antigo Fundef, hoje incorporados ao Fundeb, sejam utilizados exclusivamente em ações voltadas à educação básica e à valorização dos profissionais do magistério.
O caso chamou atenção de órgãos de controle estadual e federal, incluindo o TCU e o TCE-PI, que agora acompanham de perto a administração municipal. A possibilidade de afastamento do prefeito não está descartada, diante das denúncias.
Populares relatam descontentamento com a gestão. Segundo o senhor Amaral Brasil, “se o prefeito não tomar cuidado, pode até ser preso. E essas pessoas que estão ao lado dele hoje podem abandoná-lo na hora da confusão”.
Além dos contratos suspeitos, denúncias recentes apontam falta de medicamentos nas UBSs da cidade, aumentando a pressão sobre a administração. O prefeito Francisco Emanuel, agora na mira do MPPI, MPF, TCE-PI e TCU, enfrenta um cenário de crescente instabilidade política.
OUTRO LADO
Segue espaço aberto para esclarecimentos.
O Portal do Águia seguirá acompanhando o caso e trará atualizações sobre as investigações e possíveis desdobramentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário