A saúde pública de Parnaíba vive um dos seus momentos mais críticos e revoltantes. Na gestão do prefeito Francisco Emanuel, moradores do bairro do Carmo denunciam a completa falta de atendimento básico nas unidades de saúde, resultado da ausência de profissionais capacitados e da desorganização generalizada do sistema municipal.
Segundo relatos da população, ao chegar ao posto de saúde do bairro, os usuários estão sendo orientados a procurar atendimento em outras UBS de bairros diferentes, simplesmente porque a unidade não consegue realizar procedimentos básicos, como marcação de consultas e exames. O problema se agrava ainda mais quando se descobre que há funcionários no local, mas sem a qualificação necessária para exercer as funções.
Moradores afirmam que uma funcionária foi colocada para atender o público, mas não sabe sequer realizar o cadastro do Cartão do SUS, impedindo o acesso da população aos serviços básicos de saúde. “Dizem que tem funcionários, mas eles não sabem fazer o trabalho”, desabafa um morador indignado.
A denúncia não se limita ao bairro do Carmo. A população de Parnaíba como um todo relata a precariedade do sistema de saúde municipal, que funciona de forma deficiente e humilhante para quem mais precisa. Em muitos postos, a quantidade de fichas é insuficiente, forçando pessoas a chegarem às 4 horas da manhã para tentar marcar uma simples consulta — e mesmo assim, muitas vezes, saem sem atendimento.
Há ainda denúncias graves de favorecimento: enquanto cidadãos passam horas em filas, outros seriam atendidos sem esperar, apenas por amizade ou influência, aumentando a revolta popular.
Em Dom Rufino, a situação é ainda mais cruel. Moradores relatam que só existe um único dia da semana para marcar consultas em um posto de saúde localizado no Joaz Souza, e, mesmo assim, muitos não conseguem. Segundo os denunciantes, a população se sente humilhada e desprezada pelo poder público.
Essa é a dura realidade vivida pelo povo parnaibano, que se sente massacrado pela atual gestão. Enquanto a saúde agoniza, o que se vê é um prefeito envolto em escândalos, com investigações em andamento no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), relacionadas a contratos milionários com suspeitas de irregularidades, inclusive na área da saúde.
Diante de tanto descaso, a pergunta que ecoa nas ruas de Parnaíba é uma só:
até quando o povo vai aguentar o desprezo e o abandono da gestão Francisco Emanuel?
OUTRO LADO
A reportagem do Portal do Águia não conseguiu contato com o prefeito Francisco Emanuel e com o secretário municipal de Saúde.
O espaço permanece aberto para esclarecimentos por parte da Prefeitura de Parnaíba ou da Secretaria Municipal de Saúde, caso queiram se manifestar.


Nenhum comentário:
Postar um comentário