Pouco mais de dois meses após a primeira denúncia, a reportagem do Portal do Águia voltou ao local onde deveria funcionar o tão anunciado terminal de ônibus, no centro da cidade de Parnaíba. No entanto, o que se encontrou foi um cenário de abandono: o projeto segue parado e ficou apenas pelo meio do caminho.
O que deveria ser uma solução para a mobilidade urbana acabou se transformando em mais um símbolo de descaso com o dinheiro público em Parnaíba. A obra anunciada como terminal de ônibus, localizada nas proximidades do Shopping Popular Silvio Santos, no Centro da cidade, encontra-se inacabada, sem identificação oficial e fora dos padrões mínimos exigidos por lei.
A placa da obra, que informava início em 09 de outubro de 2025 e entrega prevista para 08 de dezembro de 2025, simplesmente desapareceu. Coincidentemente, a retirada ocorreu após denúncia feita pelo Portal do Águia, no dia 10 de novembro de 2025, o que levantou questionamentos sobre a execução, a transparência e a legalidade da construção.
Segundo lojistas e usuários que utilizam diariamente o local, o espaço não atende aos critérios básicos de acessibilidade. Não há estrutura adequada para cadeirantes, inexistem degraus apropriados para idosos e a única intervenção realizada após a denúncia foi a construção apressada de uma rampa, com proteção lateral incompleta, sem cobertura e sem acabamento, como piso final e adequações de segurança.
Outro ponto que chama atenção é o valor da obra. De acordo com a placa retirada, o custo anunciado foi de R$ 45 mil, quantia que, até o momento, não se reflete na estrutura entregue à população. O local permanece improvisado, oferecendo riscos e desconforto, principalmente aos lojistas e usuários que dependem do transporte público para chegar ao centro da cidade.
A sensação entre os usuários é de abandono e incerteza. “Só Deus sabe quando isso vai ser concluído”, relatam trabalhadores, indignados com a situação do terminal de ônibus em uma cidade que é a segunda maior do estado do Piauí.
A retirada da placa, a falta de transparência, o atraso na execução e a ausência de acessibilidade levantam questionamentos inevitáveis: onde está o cronograma da obra? Quem está fiscalizando? Para onde foi destinado o dinheiro público?
OUTRO LADO
Até o fechamento desta matéria, não houve posicionamento oficial da Prefeitura de Parnaíba sobre o andamento da obra ou previsão para sua conclusão.
O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário