O Governo Federal definiu o nome do piauiense Chico Lucas para assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Ele substituirá Mário Sarrubbo, que deixou o cargo após a recente mudança no comando da pasta.
A confirmação foi feita pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César. A escolha de Chico Lucas atende a uma reivindicação do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), que chegou, inclusive, a defender o nome do piauiense para ocupar o próprio Ministério da Justiça.
Mário Sarrubbo já havia sinalizado que não permaneceria na função depois da saída do então ministro Ricardo Lewandowski, no início deste mês, o que abriu espaço para a reformulação da equipe ministerial.
A atuação de Chico Lucas à frente da Secretaria de Segurança Pública do Piauí é avaliada de forma positiva no cenário nacional. Em 2025, o estado registrou os menores índices de mortes violentas dos últimos dez anos, resultado atribuído a uma política de enfrentamento direto ao crime.
Conhecido por defender uma atuação firme das forças de segurança, o secretário costuma afirmar que “no Piauí, não há medo de prender”. Sua postura é vista como um ponto de equilíbrio entre discursos mais abolicionistas, geralmente associados à esquerda, e posições mais punitivistas, defendidas por setores da direita.
O novo ministro da Justiça pretende concluir ainda nesta semana a formação completa da equipe. Permanecem nos cargos André Garcia, na Secretaria Nacional de Políticas Penais; Marta, à frente da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos; e Sheila de Carvalho, na Secretaria de Acesso à Justiça. Outros dois novos nomes devem ser anunciados para completar o secretariado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário