O Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), vai realizar em Teresina o “6º Diálogo Público”, um programa voltado para os gestores municipais com o propósito de discutir os principais problemas enfrentados pelas prefeituras e buscar os encaminhamentos para que eles possam ser solucionados. O evento vai acontecer no próximo dia 12 de março, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e será seguido de uma oficina no dia 13, na Escola de Gestão e Controle (EGC) Conselheiro Alcides Nunes.
A primeira reunião para a definição dos temas a serem debatidos no evento aconteceu na manhã de hoje na sala da Presidência do TCE, com a participação do conselheiro-presidente Kennedy Barros, do secretário de Relações Institucionais do TCU, Manoel Moreira de Sousa Neto; da chefe da Assessoria de Cerimonial e Eventos do TCU, Shirley Gildene de Brito, e da coordenadora do programa “Diálogo Público”, Karka Cristina de Oliveira Ferreira, além do secretário do TCU no Piauí, Luís Emílio Xavier dos Passos. Participaram também a diretora-executiva da EGC, Valéria Leal, o conselheiro Jackson Nobre Veras e a chefe de Gabinete da Presidência, Carol Barros.
Segundo Manoel Moreira, a participação do TCE-PI garante a aproximação com os municípios, uma vez que a instituição conhece a realidade local e já trabalha no acompanhamento das suas políticas públicas. “O TCU e os tribunais estaduais são irmão. Nós vamos trazer os técnicos para dialogar com os gestores, saber os problemas que os afligem, ver o que está dando certo e o que não está, para, juntos, buscarmos uma solução”, disse.
Dentre os temas que serão abordados devem estar desenvolvimento econômico, segurança pública, previdência, regularização fundiária e reforma tributária. Segundo Luís Emílio Xavier, um realce especial será dado ao compromisso nacional com a criança alfabetizada, uma vez que o Piauí está sendo o Estado piloto para o TCU nesta campanha. “Queremos que todos os prefeitos abracem essa causa”, pontuou.
Fonte: TCE-PI
Nenhum comentário:
Postar um comentário