MPPI, Polícia Militar e ONGs de Ilha Grande dialogam sobre o reforço no enfrentamento à violência contra mulher - Portal do Águia - Portal de Noticias do Piauí

NOTÍCIAS


22 de fevereiro de 2026

MPPI, Polícia Militar e ONGs de Ilha Grande dialogam sobre o reforço no enfrentamento à violência contra mulher


O promotor de Justiça Edilvo Oliveira, titular da 7ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, realizou, na última sexta-feira (16/02), reunião com representantes do 2º e do 27º Batalhões da Polícia Militar do Piauí (BPM/PI), da Organização Não Governamental Comissão Ilha Ativa e da Associação de Catadores de Marisco de Ilha Grande (ACMIG). O encontro teve como objetivo discutir demandas relacionadas à violência doméstica e familiar contra a mulher, com ênfase na atuação da Patrulha Maria da Penha no município de Ilha Grande.


Durante o encontro, foram abordadas as dificuldades enfrentadas pela população de Ilha Grande para a formalização de denúncias de violência doméstica, bem como o papel da Patrulha Maria da Penha no enfrentamento dessa realidade. Também foi discutida a necessidade de fortalecer o policiamento na região, com o objetivo de prevenir e reprimir ilícitos recorrentes que têm gerado insegurança e temor entre os moradores.

Os policiais militares presentes prestaram orientações sobre os canais disponíveis para o registro de denúncias. Por sua vez, os representantes da Comissão Ilha Ativa e das Marisqueiras de Ilha Grande relataram dificuldades no uso e funcionamento de alguns equipamentos tecnológicos, destacando a necessidade de maior presença física dos órgãos de segurança pública na localidade. Na oportunidade, foi sugerida a designação de uma força-tarefa para o combate à criminalidade na região e, ainda, a criação de uma casa de acolhimento que possa receber as vítimas de violência doméstica.


O representante do Ministério Público destacou a urgência na adoção de medidas para o enfrentamento da criminalidade em Ilha Grande e ressaltou a importância da atuação da Polícia Militar nesse contexto. Enfatizou, ainda, que o principal objetivo é sensibilizar as autoridades competentes para a oferta de apoio contínuo e eficaz à população, especialmente, nos casos de violência doméstica e familiar. Nesse sentido, informou que serão adotadas as providências cabíveis no âmbito de atuação da 7ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, visando a garantir uma resposta mais célere, eficaz e humanizada, em consonância com a proteção integral das vítimas e a promoção da justiça.

Participaram da reunião o major Galeno, comandante do 27º BPM/PI, o major Helton, subcomandante do 2º BPM/PI, a 3ª sargento Ryana, do 27º BPM/PI, as representantes da ACMIG, Maria Luiza de Sousa Santos e Joelma de Sousa Santos, além de Liliana Oliveira Souza, Manoel de Brito Carvalho e Ricardo Henrique Rodrigues Rocha, representantes da ONG Comissão Ilha Ativa.


Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI

Nenhum comentário: