Programa social volta a beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade e poderá ser ampliado para 900 contemplados; prefeito também anunciou projeto para aumentar benefício para R$ 300.
Em um evento marcado pela grande participação popular, o prefeito de Bom Princípio do Piauí, Apolinário Moraes, lançou oficialmente na noite deste sábado (27/06) o retorno do Programa Bolsa Família Municipal, iniciativa social que garante um auxílio financeiro de R$ 200 mensais às famílias em situação de vulnerabilidade do município.
A solenidade foi realizada na Quadra Dário Marques de Barros, que ficou completamente lotada por moradores, autoridades e lideranças comunitárias que acompanharam o anúncio da retomada de um dos programas sociais mais conhecidos da história recente do município.
Nesta primeira etapa, o programa atenderá 500 famílias já cadastradas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social. No entanto, durante seu pronunciamento, o prefeito revelou que a meta da administração é ampliar o número de beneficiários para 900 famílias nos próximos meses.
Criado em 30 de agosto de 2014, durante o primeiro mandato de Apolinário Moraes, o Bolsa Família Municipal tornou-se uma importante política pública de assistência social, auxiliando centenas de famílias de baixa renda.
Com a mudança de gestão em 2021, o programa acabou sendo suspenso e permaneceu desativado durante os quatro anos seguintes.
Reeleito nas eleições municipais de 2024, Apolinário assumiu o compromisso de devolver o benefício à população. O relançamento do programa representa o cumprimento de uma das principais promessas de campanha do gestor.
Durante o discurso, Apolinário anunciou que já encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei propondo o aumento do valor do benefício de R$ 200 para R$ 300 mensais.
Segundo o prefeito, a expectativa é de que a matéria seja apreciada pelos vereadores já na próxima semana. Caso seja aprovada, os beneficiários passarão a receber o novo valor após a conclusão do processo legislativo.
Também foi informado que os pagamentos serão realizados todo dia 15 de cada mês.
O lançamento contou com a presença de vereadores da base governista, secretários municipais, lideranças comunitárias e da primeira-dama Monalyza Soares, que também responde pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social.
Ao lado do prefeito, Monalyza destacou a importância da retomada do programa para fortalecer as políticas públicas voltadas às famílias em situação de maior vulnerabilidade social.
O anúncio foi recebido com entusiasmo pelos moradores, que aplaudiram o retorno do benefício e lotaram a quadra para acompanhar o evento.
Durante a cerimônia, também foram destacados avanços da atual administração. Em um ano e seis meses de governo, a gestão de Apolinário Moraes afirma ter promovido a renovação da frota de veículos da Prefeitura e intensificado a busca por recursos junto aos governos estadual e federal.
Segundo a administração municipal, os investimentos têm resultado na execução de obras tanto na sede quanto na zona rural, contemplando diversas áreas da infraestrutura e dos serviços públicos.
Com a retomada do Bolsa Família Municipal, a Prefeitura reforça a política de assistência social e amplia o apoio às famílias de baixa renda, consolidando uma das principais ações da atual gestão em favor da população de Bom Princípio do Piauí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário