Ministério do Trabalho fiscaliza casas de farinha no Piauí - PORTAL DO ÁGUIA

NOTÍCIAS TEMPO REAL


Post Top Ad


24 agosto 2019

Ministério do Trabalho fiscaliza casas de farinha no Piauí

Em algumas casas visitadas pela equipe foram encontrados vários riscos à saúde e à segurança dos empregados.

O Ministério Público do Trabalho do Piauí (MPT) fiscalizou 27 casas de farinha no estado e em Pernambuco na quarta-feira (21). Dentre as visitas, em algumas casas foram encontrados vários riscos à saúde e à segurança dos empregados. 

Na noite de quarta-feira, o MPT participou de audiência pública na Câmara de Vereadores que tratou da aplicação das ações fiscais em casas de farinha. A operação foi coordenada pelo procurador do Ministério, Ulisses Dias de Carvalho, e de acordo com ele o principal problema encontrado foi o perigo de acidente de trabalho nas unidades, nas diversas frentes de produção da farinha de mandioca. Há risco de choque elétrico, cortes e amputações em máquinas e queimaduras em fornos. Também foram identificados prejuízos à ergonomia, sobretudo na função de descascar a mandioca, tradicionalmente feita por mulheres.
Foto: Divulgação
O trabalho de fiscalizações iniciou na terça-feira (20) em Pernambuco prosseguindo até a quinta-feira. Na quarta-feira, as equipes conseguiram fiscalizar 15 unidades, em Marcolândia (Piauí) e em Araripina (Pernambuco) dessas, também nove estavam fechadas. Nas seis abertas, os procuradores encontraram graves riscos à saúde e à segurança dos trabalhadores, as seis empresas foram chamadas para audiência, cinco firmaram acordo de regularização com o MPT e uma delas não compareceu.

Fonte:Viagora

Pages