O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Piauí (PROCON) divulga o Cadastro
das Reclamações Fundamentadas do ano de 2014, documento publicado
anualmente por ocasião do Dia Mundial do Consumidor, comemorado no
último domingo (15). Segundo a Coordenadora do Órgão, Luísa Lacerda, o
cadastro de reclamações contra fornecedores constitui instrumento
essencial de defesa e orientação dos consumidores.
O Cadastro de Reclamações
Fundamentadas contempla os registros de reclamações de consumidores que
tiveram seus direitos violados, objetivando a educação de fornecedores e
consumidores e a prevenção de relações de consumo
frustradas. O cadastro inclui reclamações atendidas e não atendidas, ou
seja, em que pode ter havido ou não acordo entre o consumidor e o
fornecedor.
A ampla publicidade dada ao documento visa auxiliar os consumidores no momento da aquisição
de um produto ou contratação de um serviço, permitindo que saibam qual a
situação dos fornecedores nos órgãos de defesa do consumidor, bem como a
postura deles perante as reclamações formuladas junto aos Procons.
Em 2014, a campeã em reclamações
foi a empresa Telemar Norte Leste (Oi Fixo), com 186 ocorrências, sendo
a maioria por cobrança indevida e serviços não fornecidos. Em segundo
lugar, está outro ramo da mesma empresa: Oi Móvel / Oi TV,
com 130 reclamações. O terceiro lugar é ocupado pela Eletrobras Piauí
(Parnaíba), que foi seguida pelas empresas Claro S.A., Eletrobras Piauí
(Geral), Sky Brasil Serviços LTDA, Samsung, Lojas Insinuante, TIM
Celular S.A e Lojas Rabelo.
Fonte:piauihoje