Com 76 presos, Central de Flagrantes pode bater recorde de superlotação nas próximas horas - PORTAL DO ÁGUIA

NOTÍCIAS TEMPO REAL


Post Top Ad


06 abril 2015

Com 76 presos, Central de Flagrantes pode bater recorde de superlotação nas próximas horas

Segundo o portal cidadeverde.com a Central de Flagrantes registra 76 presos na tarde desse domingo (5) em Teresina. A capacidade do presídio é de apenas 15 detentos. 

A situação é uma das mais graves ocorridas no local. Só não está pior do que a registrada no dia 13 de fevereiro deste ano, quando a delegada Marcela Sampaio enviou ofício ao Delegado Geral, Riedel Baptista, informando a presença de mais de 80 detentos na Central. Na ocasião, o diretor da Casa de Custódia, Dênio Marinho, teria se recusado a receber os presos por falta de vagas na penitenciária.

Há dois dias, 10 dos detentos da Central de Flagrantes foram transferidos para a Polinter, único distrito policial que ainda possui celas para a custódia de presos. Somente na tarde deste domingo, a Central, que estava com 74 presos, recebeu mais dois: um por receptação e um enquadrado na Lei Maria da Penha por agressão física à companheira.

O problema da superlotação da Central de Flagrantes tem sido alvo de denúncias frequentes do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil (Sindepol). A presidente, delegada Andrea Magalhães, afirma já ter avisado às autoridades da gravidade da situação. "Apesar de todas as autoridades responsáveis terem sido comunicadas, desde o delegado geral, secretário de segurança, secretário de justiça e até o governador do estado, infelizmente não obtivemos êxito e seremos obrigados a custodiar esses presos", disse Andrea.

O prazo de transferência dos infratores deveria ser de 48 horas após o flagrante, no entanto, por conta da superlotação da Casa de Custódia, os prazos são, em geral, desrespeitados.

Com informações do cidadeverde.com

PORTAL DO ÁGUIA

Pages